Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Pense & Responda

Nave estelar

Sidney Borges

A nave estelar Enterprise, da série Jornada nas Estrelas, acelera da imobilidade à velocidade da luz quase que instantaneamente, o que nos parece fora de propósito em face da tecnologia disponível na atualidade.

Quem sabe no futuro acelerações dessa magnitude serão possíveis, no entanto, os humanos que viajarão nas naves continuarão frágeis, sendo necessária a criação de dispositivos capazes de permitir grandes acelerações sem comprometer a integridade física dos passageiros.

Imagine que saindo da imobilidade a Enterprise, atinja 10 % da velocidade da luz em 1000 segundos, mantendo aceleração constante. O propósito é fazer uma viagem curta até a estação orbital, ZK-311.

Para garantir a integridade dos viajantes, as naves da frota estelar dispõem de supressores de inércia. Você acaba de ser nomeado OSI classe I, que significa Oficial de Supressão de Inércia de Primeira Classe. Parabéns.

Nesta sua primeira missão você deverá lançar no computador de bordo o número OSI, que é obtido dividindo-se a aceleração da nave pela aceleração da gravidade terrestre.

Cumpra a missão soldado e lembre-se que a vida de todos a bordo depende de você. Qualquer erro poderá redundar em catástrofe!

Lembrete:

c = velocidade da luz = 300 000 km/s

Aceleração da gravidade terrestre = g = 10 m/s2

Nenhum comentário:

Postar um comentário