Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

César Lattes

 Cesare Mansueto Giulio Lattes, conhecido como César Lattes, nasceu em Curitiba no dia 11 de julho de 1924.


Realizou parte de seus estudos secundários em Curitiba e graduou-se, em 1943, em Física e Matemática pela Universidade de São Paulo (USP).

César Lattes descobriu a partícula méson pi ou píon, fato que teve repercussão internacional. A descoberta, a partir do estudo dos raios cósmicos, se deu em 1947, no pico de Chacaltaya, nos Andes bolivianos, a 5.600 metros de altitude.

Um ano depois, aos 24 anos de idade, detectou a produção artificial de partículas píon no ciclotron do laboratório na  Universidade da Califórnia, em Berkeley.
 

César Lattes trabalhou com os professores Gleb Wataghin e Giuseppe Occhialini.

Viajou para a Inglaterra com Giuseppe Occhialini, trabalhando no H. H. Wills Laboratory da Universidade de Bristol, dirigido por Cecil Frank Powell.

Apesar de César Lattes ter sido o principal pesquisador e autor do primeiro artigo que descreve o mesón pi, somente Cecil Powell foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física em 1950.

Em uma entrevista concedida à Revista Superinteressante em 2005, César Lattes comentou sobre o premio Nobel de Física de 1950: "Apesar de a comissão julgadora ser formada por ingleses, acredito que não foi minha nacionalidade que pesou na decisão do vencedor. Tanto na descoberta do méson pi, em 1946, como na sua criação artificial, em 1948, tive colaboração do Giuseppe Occhialini. Quem deveria ter ganho era ele. E, em 1950, quem levou o prêmio foi o Cecil Powell, que também participou do trabalho. Mas deixa isso para lá. Esses prêmios grandiosos não ajudam a ciência".

César Lattes foi professor e pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esteve novamente nos  Estados Unidos no período de 1955 a 1957. Ao retornar ao Brasil, voltou ao Departamento de Física da Universidade de São Paulo (USP).

Mudou-se para Campinas e em 1963, sendo um dos fundadores do  Instituto de Física da Unicamp, do qual foi professor titular, aposentando-se  em 1986.

César Lattes faleceu em Campinas no dia 8 de março de 2005.

Clique 
aqui e saiba mais sobre este notável cientista brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário