Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Termologia, Óptica e Ondas - Aula 31 (continuação)

Exercícios de Revisão

Revisão/Ex 1:
(UEL-PR)
O perfil de uma lente delgada, de índice de refração n, em relação à água está esquematizado abaixo.




R1 e R2 são os raios de curvatura de cada uma de suas faces. Se R2 > R1 , esta lente quando mergulhada em água será:

a) divergente se n > 1
b) divergente se n = 1
c) convergente se n = 1
d) convergente se n > 1
e) divergente se n < 1


Resolução: clique aqui

Revisão/Ex 2:
(UFMG)
Na figura está representado o perfil de três lentes de vidro. Rafael quer usar essas lentes para queimar uma folha de papel com a luz do Sol. Para isso, ele pode usar apenas:




a) a lente I.
b) a lente II.
c) as lentes I e III.
d) as lentes II e III.


Resolução: clique aqui

Revisão/Ex 3:
(PUC-RS)
Quando um raio de luz monocromática passa obliquamente pela superfície de separação de um meio para outro mais refringente, o raio aproxima-se da normal à superfície. Por essa razão, uma lente pode ser convergente ou divergente, dependendo do índice de refração do meio em que se encontra.


As figuras 1 e 2 representam lentes com índice de refração n1 imersas em meios de índice de refração n2, sendo N a normal à superfície curva das lentes.


Considerando essas informações, conclui-se que:

a) a lente 1 é convergente se
n2 < n1.
b) a lente 1 é convergente se
n2 > n1.
c) a lente 2 é divergente se
n2 > n1.
d) a lente 2 é convergente se
n2 < n1.
e) as lentes 1 e 2 são convergentes se
n1 = n2.

Resolução: clique aqui
 
Revisão/Ex 4:
(Mackenzie-SP)
Na produção de um bloco de vidro flint, de índice de refração absoluto 1,7, ocorreu a formação de uma "bolha" de ar (índice de refração absoluto 1,0), com o formato de uma lente esférica biconvexa. Um feixe luminoso monocromático, paralelo, incide perpendicularmente à face A do bloco, conforme a figura a segiuir, e, após passar pelo bloco e pela bolha, emerge pela face B.



A figura que melhor representa o fenômeno é:




 
Resolução: clique aqui

Revisão/Ex 5:
(Fuvest-SP)
Um sistema de duas lentes, sendo uma convergente e outra divergente, ambas com distâncias focais iguais a 8 cm, é montado para projetar círculos luminosos sobre um anteparo. O diâmetro desses círculos pode ser alterado, variando-se a posição das lentes.



 
Em uma dessas montagens, um feixe de luz, inicialmente de raios paralelos e 4 cm de diâmetro, incide sobre a lente convergente, separada da divergente por 8 cm, atingindo inicialmente o anteparo, 8 cm adiante da divergente. Nessa montagem específica, o círculo luminoso formado no anteparo é melhor representado por

                        a)      b)         c)              d)                    e) 

 


 
Resolução: clique aqui
b
Desafio:
 

a) Um raio de luz incide numa lente delgada convergente, paralelamente ao eixo principal. Na figura representamos os raios incidente e emergente. Qual é a distância focal da lente? Qual é o nome que se dá ao ponto onde o raio emergente intercepta o eixo principal?


b) Substitui-se a lente convergente por outra divergente, de mesma distância focal, em módulo. Refaça a figura dada abaixo e indique os pontos A e A’ (pontos anti principais objeto e imagem), F e F’ (focos principais objeto e imagem) e O (centro óptico da lente). A seguir, trace o raio de luz que emerge da lente, correspondente ao raio de luz que incide paralelamente ao eixo principal e que é indicado no esquema.




A resolução será publicada na próxima sexta-feira

Resolução do desafio anterior:

Dois blocos de vidro A e B estão empilhados sobre uma mesa horizontal. Um objeto puntiforme P encontra-se na superfície inferior do bloco de vidro B, de espessura 15xcm. O bloco A tem 6,0 cm de espessura. Os índices de refração absolutos do ar, de B e de A, são respectivamente, 1,0, 1,5 e 1,8. Um observador olha aproximadamente na direção perpendicular à base do bloco B, passando por P. A que distância da superfície do bloco A, em contato com o ar, o observador vê a imagem de P?



Resolução:
 


Dioptro B/A

n/p = n'/p'
1,5/15 = 1,8/p'
p' = 18 cm
  
Dioptro A/ar

n/p = n'/p'

1,8/(18+6,0) = 1,0/p'
1,8/24 = 1/p'
1,8p' = 24
p' = 24/1,8 = 40/3 cm ≅ 13,3 cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário