Revisão/Ex 1:
(Mackenzie-SP)
A figura representa a seção vertical deAum trecho de rodovia. Os raios de curvatura dos pontos A e B são iguais e o trechoAque contém o ponto C é horizontal. Um automóvel percorre a rodovia comAvelocidade escalar constante. Sendo NA, NB e NC a reação normal da rodovia sobre o carro nos pontos A, B e C,Arespectivamente, podemos dizer que:
a) NB > NA > NC.
b) NB > NC > NA.
c) NC > NB > NA.
d) NA > NB > NC.
e) NA = NC = NB.
Resolução: clique aqui
Revisão/Ex 2:
(UFMG)
Durante uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, um dos aviões descreve a trajetória circular representada nesta figura:
Ao passar pelo ponto MAIS baixo da trajetória, a força que o assento do avião exerce sobre o piloto tem intensidade:
a) igual ao peso do piloto.
b) maior que o peso do piloto.
c) menor que o peso do piloto.
d) nula.
Resolução: clique aqui
Revisão/Ex 3:
(PUC-Rio)
O trem rápido francês, conhecido como TGV (Train à Grande Vitesse), viaja de Paris para o Sul com uma velocidade média de cruzeiro v = 216 km/h. A aceleração experimentada pelos passageiros, por razões de conforto e segurança, está limitada a 0,05 g. Qual é, então, o menor raio que uma curva pode ter nesta ferrovia? (g = 10 m/ s2)
a) 7,2 km
b) 93 km
c) 72 km
d) 9,3 km
e) não existe raio mínimo
Resolução: clique aqui
Revisão/Ex 4:
(PUC-SP)
Um avião descreve, em seu movimento, uma trajetória circular, no plano vertical (loop), de raio R = 40 m, apresentando no ponto mais baixo de sua trajetória uma velocidade de 144 km/h.
Sabendo-se que o piloto do avião tem massa de 70 kg, a força de reação normal, aplicada pelo banco sobre o piloto, no ponto mais baixo, tem intensidade
a) 36988 N
b) 36288 N
c) 3500 N
d) 2800 N
e) 700 N
Resolução: clique aqui
Revisão/Ex 5:
(UFCE)
Um veículo de peso P = 1,6.104 N percorre um trecho de estrada em lombada, com velocidade escalar constante de 72 km/h. A intensidade da força normal que o leito da estrada exerce no veículo quando ele passa no ponto mais alto da lombada, é de 8,0.103 N. Parte da lombada confunde-se com um setor circular de raio R, como mostra a figura. Usando-se g = 10 m/s² determine em metros, o valor de R.
Resolução: clique aqui
b
Desafio:
Uma partícula de massa m = 1,0 kg realiza um movimento circular de raio
R = 1,0 m. Ao passar pelo ponto A as forças que agem na partícula estão indicadas na figura e suas intensidades são:
F1 = 12 N; F2 = 15 N e F3 = 20 N.
Sendo sen α = 0,60 e sen β = 0,80, calcule o módulo da velocidade da partícula no ponto A.
A resolução será publicada na próxima quinta-feira.
Resolução do desafio anterior:
No esquema os blocos A e B estão em equilíbrio. O fio que liga os blocos forma com a horizontal um ângulo θ. Considere o fio e a polia ideais.
Dados:
Coeficiente de atrito estático entre o bloco A e o plano horizontal: μ = 0,50
Peso do bloco A: PA = 60 N.
sen θ = 0,80; cos θ = 0,60
Para haver equilíbrio o peso de B(PB) é tal que:
a) 0 ≤ PB ≤ 30 N
b) 0 ≤ PB ≤ 60 N
c) 0 ≤ PB ≤ 90 N
d) PB ≥ 60 N
e) PB ≥ 30 N
Resolução:
Fat = PB.cos θ
FN = PA - PB.sen θ
Fat ≤ μe.FN
PB.cos θ ≤ 0,50.(PA - PB.sen θ)
PB(cos θ+0,50.sen θ) ≤ 0,50.PA
PB(0,60+0,50.0,80) ≤ 0,50.60
PB ≤ 30 N ∴
0 ≤ PB ≤ 30 N
Resposta: a
(Mackenzie-SP)
A figura representa a seção vertical deAum trecho de rodovia. Os raios de curvatura dos pontos A e B são iguais e o trechoAque contém o ponto C é horizontal. Um automóvel percorre a rodovia comAvelocidade escalar constante. Sendo NA, NB e NC a reação normal da rodovia sobre o carro nos pontos A, B e C,Arespectivamente, podemos dizer que:
a) NB > NA > NC.
b) NB > NC > NA.
c) NC > NB > NA.
d) NA > NB > NC.
e) NA = NC = NB.
Resolução: clique aqui
Revisão/Ex 2:
(UFMG)
Durante uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, um dos aviões descreve a trajetória circular representada nesta figura:
Ao passar pelo ponto MAIS baixo da trajetória, a força que o assento do avião exerce sobre o piloto tem intensidade:
a) igual ao peso do piloto.
b) maior que o peso do piloto.
c) menor que o peso do piloto.
d) nula.
Resolução: clique aqui
Revisão/Ex 3:
(PUC-Rio)
O trem rápido francês, conhecido como TGV (Train à Grande Vitesse), viaja de Paris para o Sul com uma velocidade média de cruzeiro v = 216 km/h. A aceleração experimentada pelos passageiros, por razões de conforto e segurança, está limitada a 0,05 g. Qual é, então, o menor raio que uma curva pode ter nesta ferrovia? (g = 10 m/ s2)
a) 7,2 km
b) 93 km
c) 72 km
d) 9,3 km
e) não existe raio mínimo
Revisão/Ex 4:
(PUC-SP)
Um avião descreve, em seu movimento, uma trajetória circular, no plano vertical (loop), de raio R = 40 m, apresentando no ponto mais baixo de sua trajetória uma velocidade de 144 km/h.
Sabendo-se que o piloto do avião tem massa de 70 kg, a força de reação normal, aplicada pelo banco sobre o piloto, no ponto mais baixo, tem intensidade
a) 36988 N
b) 36288 N
c) 3500 N
d) 2800 N
e) 700 N
Resolução: clique aqui
Revisão/Ex 5:
(UFCE)
Um veículo de peso P = 1,6.104 N percorre um trecho de estrada em lombada, com velocidade escalar constante de 72 km/h. A intensidade da força normal que o leito da estrada exerce no veículo quando ele passa no ponto mais alto da lombada, é de 8,0.103 N. Parte da lombada confunde-se com um setor circular de raio R, como mostra a figura. Usando-se g = 10 m/s² determine em metros, o valor de R.
b
Desafio:
Uma partícula de massa m = 1,0 kg realiza um movimento circular de raio
R = 1,0 m. Ao passar pelo ponto A as forças que agem na partícula estão indicadas na figura e suas intensidades são:
F1 = 12 N; F2 = 15 N e F3 = 20 N.
Sendo sen α = 0,60 e sen β = 0,80, calcule o módulo da velocidade da partícula no ponto A.
A resolução será publicada na próxima quinta-feira.
Resolução do desafio anterior:
No esquema os blocos A e B estão em equilíbrio. O fio que liga os blocos forma com a horizontal um ângulo θ. Considere o fio e a polia ideais.
Dados:
Coeficiente de atrito estático entre o bloco A e o plano horizontal: μ = 0,50
Peso do bloco A: PA = 60 N.
sen θ = 0,80; cos θ = 0,60
Para haver equilíbrio o peso de B(PB) é tal que:
a) 0 ≤ PB ≤ 30 N
b) 0 ≤ PB ≤ 60 N
c) 0 ≤ PB ≤ 90 N
d) PB ≥ 60 N
e) PB ≥ 30 N
Fat = PB.cos θ
FN = PA - PB.sen θ
Fat ≤ μe.FN
PB.cos θ ≤ 0,50.(PA - PB.sen θ)
PB(cos θ+0,50.sen θ) ≤ 0,50.PA
PB(0,60+0,50.0,80) ≤ 0,50.60
PB ≤ 30 N ∴
0 ≤ PB ≤ 30 N
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