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quinta-feira, 1 de abril de 2021

Mecânica - Aula 6 (continuação)

Exercícios de revisão

Revisão/Ex: 1
(FEI-SP)
A tabela dá os valores da velocidade escalar instantânea de um móvel em função do tempo, traduzindo uma lei de movimento que vale do instante t = 0 até o instante t = 5,0 s.



A respeito desse movimento podemos dizer que:

a) é uniforme
b) é uniformemente variado com velocidade inicial nula
c) é uniformemente acelerado com velocidade inicial diferente de zero
d) sua aceleração escalar é variável
e) nada se pode concluir.

 
Resolução: clique aqui

Revisão/Ex: 2
(Olimpíada Paulista de Física)
O movimento de dois carros que se deslocam na mesma estrada pode ser descritos pelas seguintes funções horárias: s1
= 50.t + 10 e s2 = 5.t2 – 45, onde s1 e s2 são os espaços em metros e t é o tempo em segundos. Pergunta-se, qual o valor de t no instante em que os dois carros se encontram?

a) 11 s
b) 1 s
c) 22 s
d) 2 s
e) nenhuma das alternativas anteriores.

 
Resolução: clique aqui

Revisão/Ex:3 
(UNICAMP-SP)
As faixas de aceleração das auto-estradas devem ser longas o suficiente para permitir que um carro, partindo do repouso, atinja a velocidade escalar de 108 km/h em uma estrada horizontal. Um carro popular é capaz de acelerar de 0 a 108 km/h em 15 s. Suponha que a aceleração escalar seja constante.

a) Qual o valor da aceleração escalar?
b) Qual a distância percorrida em 10 s?
c) Qual deve ser o comprimento mínimo da faixa de aceleração?


Resolução: clique aqui

Revisão/Ex: 4
(IJSO)
Um carro se desloca numa avenida com velocidade constante de 54 km/h. O motorista percebendo a mudança de cor do sinal para o vermelho, freia o veículo. Entretanto, seu tempo de reação é de 0,4 s, mas ele consegue parar exatamente antes da faixa de travessia dos pedestres, 10 s depois de ter acionado os freios. Seja D a distância total percorrida, desde o instante em que observou o sinal ficar vermelho até parar. Se o tempo de reação do motorista osse de 0,6 s, mantidas as demais condições, seu carro avançaria a distância d na faixa dos pedestres. Os valores de D e d são respectivamente:

a) 36 m e 2,0 m
b) 49 m e 2,0 m
c) 64 m e 3,0 m
d) 81 m e 3,0 m
 
e) 81 m e 5,0 m

Resolução: clique aqui

Revisão/Ex: 5 
(Mackenzie-SP)
Tássia, estudando o movimento retilíneo uniformemente variado, deseja determinar a posição de um móvel no instante em que ele muda o sentido de seu movimento. Sendo a função horária da posição do móvel dada por x = 2
t2 - 12t + 30, onde x é sua posição em metros e t o tempo de movimento em segundos, a posição desejada é:

a) 12 m.
b) 18 m.
c) 20 m.
d) 26 m.
e) 30 m. 


Resolução: clique aqui
v
Desafio:
 

Um automóvel entra em uma avenida com velocidade de 72 km/h, mantendo-a constante em todo trajeto. Acontece que nesta via a velocidade máxima permitida é de 60 km/h.  Assim que o automóvel passa por um policial, este parte, com sua moto, com aceleração constante de 2,0 m/s2, visando alcançar o veículo infrator.

Quanto tempo após partir a moto alcança:

a) o automóvel;
b) a velocidade máxima permitida na via?


A resolução será publicada na próxima quinta-feira.  

Resolução do desafio anterior:

A tabela abaixo indica as velocidades escalares de quatro móveis, A,B,C e D, em diversos instantes.


a) Classifique cada movimento, nos instantes dados na tabela, dizendo se é progressivo ou retrógrado, acelerado ou retardado.
 

b) Calcule a aceleração escalar média dos móveis A e B, no intervalo de tempo de 1 s a 4 s.


Resolução:

a)
A e C possuem movimentos progressivos, pois suas velocidades escalares são positivas.

B e D possuem movimentos retrógrados, pois suas velocidades escalares são negativas.
 

Os movimentos de A e D são acelerados, pois os valores absolutos de suas velocidades crescem com o decorrer do tempo.

Os movimentos de B e C são retardados, pois os valores absolutos de suas velocidades decrescem com o decorrer do tempo.


b) 

Móvel A:
αm = Δv/Δt => αm = (8m/s-5m/s)/(4s-1s) => αm = 1 m/s2

Móvel B:
αm = Δv/Δt => αm = [-5m/s-(-8m/s)]/(4s-1s) => αm = 1 m/s2

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