(UTM)
Uma pessoa apresenta, nos dois olhos, determinada ametropia ou defeito de visão. Em uma consulta oftalmológica, o médico mostrou-lhe duas imagens. A imagem 1 representando como uma pessoa com o mesmo defeito de visão veria determinada cena. A imagem 2 mostrando como uma pessoa com visão normal enxergaria a mesma cena.
(www.nei.nih.gov. Adaptado.)
Note que a pessoa com o defeito de visão consegue ver nitidamente objetos próximos de si, como a bola laranja da figura, por exemplo. Porém, enxerga com dificuldade as faces dos garotos da cena, mais afastadas, bem como objetos distantes. Sabendo que esse problema pode ser corrigido utilizando uma lente esférica, responda:
a) qual o nome do defeito visual dessa pessoa e que comportamento óptico deve ter a lente esférica adequada para corrigi-lo?
b) se essa pessoa só enxerga nitidamente, sem lentes corretivas, objetos até 40 cm de seus olhos, qual a vergência, em dioptrias, das lentes corretivas de seu defeito visual?
Resolução:
a) Como a pessoa consegue ver nitidamente objetos próximos e enxerga com dificuldade objetos mais afastados, concluímos que seu defeito visual é a miopia. As lentes corretivas de seus óculos são divergentes.
b) Como o ponto remoto da pessoa está a 40 cm de seus olhos, concluímos que a distância focal das lentes corretivas é f = -40 cm = -0,40 m.
A vergência é o inverso da distância focal:
v = 1/f = 1/-0,40 => v = - 2,5 di
Respostas:
a) miopia; lentes divergentes
b) -2,5 di
Nenhum comentário:
Postar um comentário