Cláudio Tozzi
Claudio José Tozzi (São Paulo SP 1944). Pintor. É mestre em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU-USP.
Em suas primeiras obras, o artista revela a influência da arte pop, pelo uso de imagens retiradas dos meios de comunicação de massa, como na série de pinturas Bandido da Luz Vermelha (1967), na qual remete à linguagem das histórias em quadrinhos. O artista trabalha com temáticas políticas e urbanas, utilizando com freqüência novas técnicas em seus trabalhos, como a serigrafia. Em 1967, seu painel Guevara Vivo ou Morto, exposto no Salão Nacional de Arte Contemporânea, é destruído a machadadas por um grupo radical de extrema direita, sendo posteriormente restaurado pelo artista.
Tozzi viaja a estudos para a Europa em 1969. A partir dessa data, seus trabalhos revelam uma maior preocupação com a elaboração formal e perdem o caráter panfletário que os caracterizava. Começa a desenvolver pesquisas cromáticas na década de 1970.
Saiba mais aqui
Olá professor, bom dia!
ResponderExcluirEstou muito feliz de descobrir que o sr tem um blog, onde posta sobre Física. O livro do qual o sr é co-autor — "Física - Ciência e Tecnologia" — tem me ajudado muito! Minha escola não possui professor de física, então muitas coisas eu aprendi por meio desse livro. Fica aqui meu agradecimento, e continue com o blog! :)