A necessidade do ser humano de compreender o ambiente que o cerca e explicar os fenômenos naturais é a gênese da Física.
Postagem em destaque
Como funciona o Blog
Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...
domingo, 29 de dezembro de 2019
Arte do Blog
Maurice Utrillo
Maurice Utrillo (1883-1955), pintor francês que se destacou por suas descrições das casas e ruas do bairro de Montmartre, em Paris.
Nascido fora do casamento, Utrillo era filho da modelo e artista Suzanne Valadon. Seu pai não era conhecido e o seu nome foi dado por um crítico de arte espanhol, Miguel Utrillo. Na adolescência Utrillo tornou-se alcoólatra e sua mãe o incentivou a pintar como forma de terapia. Apesar de suas frequentes recaídas no alcoolismo a pintura tornou-se uma obsessão para Utrillo.
Tímido e retraído, Utrillo pintou quase sempre sem sair do ateliê, usando cartões postais como fonte. Ele dava especial atenção às casas deterioradas e às ruas de Montmartre, seus antigos moinhos de vento, seus cafés e locais de diversão. Ele também se sentiu inspirado nas paisagens da Bretanha e da Córsega, para onde viajou.
Entre os trabalhos de Utrillo figuram com destaque aqueles do "período branco" (1909-1914), assim chamado por causa do uso abundante de zinco branco misturado com gesso. Com esse pigmento pesado e rico ele descreveu o envelhecimento, as paredes rachadas e cobertas de inscrições. Esses trabalhos lhe trouxeram fama e relativo conforto financeiro.
Em 1924, Suzanne Valadon e Utrillo foram morar em um castelo perto de Lyon, França. Foi uma tentativa materna de manter o filho longe dos bares de Montmartre.
Utrillo recebeu uma importante homenagem em 1928, tornando-se cavaleiro da Legião de Honra. Em 1935 ele se casou com a viúva Lucie Pauwels, também pintora. O casal estabeleceu-se em Le Vésinet, um subúrbio elegante de Paris.
Utrillo foi notavelmente prolífico, tendo ao longo da carreira produzido milhares de pinturas a óleo.
Saiba mais aqui e aqui
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário