Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Caiu no vestibular

Leitura do termômetro

(UFSM)
A figura a seguir ilustra um termômetro clínico de mercúrio. A leitura da temperatura é dada pela posição da extremidade da coluna de mercúrio sobre uma escala.
v

Considerando os fenômenos envolvidos no processo de determinação da temperatura corporal de um paciente, analise as afirmativas:

I. A variação de volume da coluna de mercúrio é diretamente proporcional ao volume inicial dessa coluna.
II. O volume da coluna de mercúrio varia até que seja atingido o equilíbrio térmico entre o termômetro e o corpo do paciente.
III. Se o mercúrio for substituído por álcool, a escala termométrica não precisa ser alterada.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.   
b) apenas II.   
c) apenas I e II.   
d) apenas III.   
e) I, II e III.   

Resolução:

I. Correta. 

De acordo com a lei da dilatação dos líquidos concluímos que a variação de volume da coluna de mercúrio (ΔV) é diretamente proporcional ao volume inicial (V0) dessa coluna e à variação de temperatura (Δθ):

ΔV = V0.γ.
Δθ  

II. Correta.

Ao ser estabelecido o equilíbrio térmico, não há mais transferência de calor do paciente para o termômetro. O volume da coluna de mercúrio se estabiliza, indicando a temperatura do paciente.

III. Incorreta. 

De ΔV = V0.γ.Δθ, concluímos que a variação de volume da coluna (ΔV) depende da natureza do líquido, pois o álcool e o mercúrio têm coeficientes de dilatação (γ) diferentes. Assim, se o mercúrio for substituído pelo álcool, a escala termométrica precisa ser alterada.

Resposta: c

Nenhum comentário:

Postar um comentário