Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 22 de setembro de 2019

Arte do Blog

Hang glider - 1979

Stanley William Hayter

Stanley William Hayter nasceu em Hackney, Inglaterra em 27 de dezembro de 1901, em uma família de artistas. Embora sempre interessado em arte, começou a vida adulta como químico. Depois de trabalhar nos campos de petróleo do Irã por três anos, foi para Paris, em 1926, para estudar na Académie Julian. Lá ele conheceu o gravador Joseph Hecht e começou a fundir sua formação inicial em química com um novo interesse: a gravura.
 
Bust - 1941

Hayter passou a maior parte de sua vida em Paris, onde, em 1927, fundou uma oficina experimental de artes gráficas, Atelier 17, que desempenhou um papel central no renascimento no século XX da impressão como uma forma de arte independente. O nome Atelier 17 foi adotado em 1933, quando Hayter mudou-se para a rue Campagne Premiere, número 17. Através dos anos de 1920 e na década de 1930 ele começou uma série de experimentos e técnicas de textura inovadores, todos vagamente baseado nos surrealistas. Artistas de todo o mundo reuniram-se para trabalhar com ele e idéias fluíram livremente. Hayter e a maioria dos artistas deixaram Paris no final de 1939 com a chegada da guerra à cidade.
 
Piscine - 1981

Em 1940 Hayter se mudou para Nova York e refundou o Atelier 17 na New School, movendo-se para um estúdio na East 8 Street, em 1945. O estúdio tornou-se novamente um caldeirão para os artistas que tinham chegado da Europa, os artistas americanos (muitos que tinham sido parte da seção de gravura do WPA), e alguns jovens rebeldes (interessados em romper com o passado e experimentar novas técnicas e ideias). A ênfase em Nova York foi focada mais na impressão experimental em cores, incluindo o uso de impressão de viscosidade e deslocamento de cor utilizando serigrafia e xilogravura. Como em Paris, a capacidade de venda do trabalho situava-se na parte inferior da lista de expectativas.

Runner - 1939

Hayter retornou a Paris em 1950 e com ele retornou à Europa o Atelier 17, atraindo mais artistas internacionais, muitos agora vindo da Ásia. Ele continuou a experimentar com impressão a cores, incluindo o uso de canetas Flowmaster, cores incongruentes e fluorescentes fluindo padrões entrelaçados. Com um conhecimento inigualável dos aspectos técnicos de gravura, Hayter é autor de dois livros importantes, novas formas de Rotogravura (1949) e sobre as impressões (1962).

Stanley William Hayter morreu em 4 de maio de 1988, aos 86 anos, em Paris, França.

Cheval de carrousel - 1952

Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário