Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Arte do Blog

 Abertura do filme Anatomia de um crime

Saul Bass

Saul Bass foi um eminente designer gráfico e cineasta norte-americano e o seu trabalho notabilizou-se sobretudo por ser uma ponte de união entre estes dois meios visuais, cinema e design gráfico.
Senhor de uma invulgar capacidade de síntese gráfica, reduzindo a imagem ao seu conteúdo simbólico essencial, Saul Bass é autor de alguns dos mais memoráveis cartazes para filmes, tendo trabalhado para realizadores como Otto Preminguer, Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick e Martin Scorsese.


Na data em que completaria 93 anos Bass foi homenageado pelo Google

Veja aqui 

Saul Bass nasceu em 8 de Maio de 1920 em New York e faleceu em 25 de Abril de 1996, em Los Angeles. Formou-se na Escola de James Monroe no Bronx e estudou em tempo parcial no Art Students League em Manhattan até frequentar aulas noturnas com Gyõrgy Kepes na faculdade do Brooklyn. Os seus tempos de design começaram em Hollywood nos anos 40, trabalhando na impressão de anúncios de cinema, até que colaborou com o cineasta Otto Preminguer na concepção do cartaz do filme, Carmen Jones, de 1954.

 Cartaz do filme Vertigo

Saul Bass é considerado por estudiosos como o pioneiro da arte que mais tarde foi chamada de Motion Graphics ou Design em Movimento. O seu pioneirismo na área do "design gráfico animado", como esta arte era chamada no seu início, a sua capacidade de síntese tornou-o o símbolo da identidade visual dos anos 50/60, e até hoje, sua arte têm inspirado artistas de todas as idades e influências.

 Cartaz do filme O homem do braço de ouro

Saul Bass ficou conhecido mundialmente devido à criação do poster e da animação de abertura do filme "O homem do braço de ouro" (1955), de Otto Preminger, que foi uma sensação na época por tratar pela primeira vez no cinema sobre os efeitos da dependência química causada pelo uso da heroína.

 Cartaz do filme Os pássaros


Juntamente com a sua obra ligada ao cinema e aos cartazes, Bass foi também responsável pela criação de numerosos logotipos para empresas norte americanas. Normalmente os logotipos têm um tempo de vida limitado pela necessidade de renovação da imagem sentida pela maioria das empresas. No entanto, os logotipos de Bass têm a particularidade de resistir ao tempo. Estima-se que o tempo de vida útil médio se situe nos 34 anos, um recorde absoluto. Uma análise dessa intemporalidade demonstra o quão sólido e atual é o trabalho de Bass.


 Logotipos de autoria de Saul Bass


Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário