Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 14 de julho de 2019

Arte do Blog

La Terrasse
d
Jean Puy

Jean Puy, nasceu em Roanne, na região do Loire, em 1876. Puy veio ao mundo no seio de uma família bem situada financeiramente. Teve uma infância confortável, própria da burguesia, que, na sociedade, se tornava cada vez mais influente. Foi um pintor fauvista, conhecido como um dos principais expoentes deste movimento artístico, surgido em 1905. Puy é igualmente lembrado como sendo um dos primeiros fauves, já que participou na escandalosa exposição no Salon d'Automne, junto a Henri Matisse, Henri Manguin, George Rouault e Derain.

  Barque verte

Com dezenove anos de idade ingressou na École des Beaux Arts, em Lyon, onde frequentou as aulas de desenho e pintura de Tony Toillet. Depois desse período de aprendizagem, partiu para Paris em busca de reconhecimento por parte da crítica de arte. Em Paris, Jean Puy conheceu pintores de fama emergente, que viriam, mais tarde, a influenciar a sua trajetória.

A Estudante

Passou então a reunir-se com Albert Marquet, Derain e Henri Matisse, que se tornaram, por sua vez, grandes amigos. Conheceu nessa época Henri Manguin, tendo concebido alguns trabalhos no estúdio do artista.
Em 1905 participou no evento que o marcaria para toda a vida: o Salon d'Automne. Ao redor de Matisse formou-se um grupo de pintores no qual se incluia Puy. Todos se haviam rendido àquela forma de pintura distorcida, dramática, e contraditória, à qual Vauxcelles deu o nome de fauvista.

 
Praia

Depois da arrebatadora exposição, parte à descoberta da Bretanha, onde permaneceu durante longos anos. Assim é frequente encontrar, na obra de Puy, o mar ou temas relativos ao mesmo. Foi na Bretanha que Puy adquiriu o seu primeiro barco. Anos depois iniciou uma grande rota de exposições internacionais, tendo exibido as suas pinturas em Londres (com Albert Marquet), em Torino, em Dallas, em Nova Deli, em Berlim, em Nova Iorque, em São Francisco, em Argel e em Toronto, não sendo menos importantes as exposições que também realizou em Paris.
 

Jean Puy faleceu em Roanne, no dia 6 de Março de 1960. 

Young Woman Reading Along The Odet

 Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário