Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 2 de junho de 2019

Arte do Blog

Kuh mit Kalb - 1914

Heinrich Campendonk
  
Heinrich Campendonk, pintor, gravador e vitralista alemão, enquadrado no expressionismo, nasceu em Krefeld, Alemanha, em 3 de novembro de 1889. Foi membro entre 1911 e 1912 do movimento artístico Der Blaue Reiter, em Munique. Por volta de 1911 Heinrich Campendonk encontrou o assunto básico de suas obras: a representação da harmonia entre o homem e os animais, Criação, o círculo infinito da vida e da morte. Nessa época produziu pinturas, aquarelas, guaches e suas primeiras xilogravuras.

 
 Bayerische Landschaft mit Fuhrwerk - 1918

Durante estes anos de trabalho artístico Campendonk foi influenciado por Marc, Macke e Kandinsky. Uma linguagem formal geométrica rígida foi combinada com contrastes de cores complementares puras, resultando em uma linguagem de forma rítmica e dinâmica. Em 1916 Campendonk mudou-se para Seeshaupt. Nesse momento sua pintura ficou marcada por formas fluindo suavemente, grandes áreas calmas da luz intensa e lírica e muitas vezes expressando humor de contos de fadas. Ele também produziu pinturas em vidro. Em 1926 Campendonk foi nomeado professor na academia de arte de Düsseldorf.

Drei Reiter mit Lasso Um - 1911

Campendonk ganhou fama como artista a partir de meados da década de 1920, principalmente através de numerosos vitrais projetados e executados para igrejas e edifícios públicos. Em 1933 emigrou para a Holanda onde lecionou "arte monumental e decorativa" no "Rijksakademie van beeldende Kunsten", em Amsterdam.
 
 Der Kuhhirte - 1924
x
Após o fim da guerra Campendonk não retornou à Alemanha. Ele continuou a trabalhar como professor e recebeu inúmeros pedidos para vitrais na Holanda e na Alemanha. Em 1956 Campendonk foi agraciado com o Prêmio Quellinus pela cidade de Amsterdam e feito cavaleiro da ordem "De Nederlandse Leeuw".

Heinrich Campendonk morreu em 9 de maio de 1957, em Amsterdã, Holanda.

Rote Kuh vor Häusern - 1913

 Clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário