Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 26 de maio de 2019

Arte do Blog

Aurora sul golfo - 1935

Gerardo Dottori
  
Gerardo Dottori nasceu em Perúgia, Itália, no dia 11 de novembro de 1884. Sua formação artística teve início quando ele se matriculou na Academia de Belas Artes de Perugia para seguir os cursos de decoração. Enquanto estudava Dottori foi balconista em uma loja de antiguidades. Entre 1906 e 1907, ele começa a trabalhar como decorador em Milão. As primeiras obras de Dottori passam muito perto do pontilhismo. Em 1908, porém, ele mudou-se para Florença, onde frequentou círculos artísticos mais vanguardistas. 

 La Virata - 1931

Em 1911 ele foi para Roma e encontrou Giacomo Balla que estava trabalhando com o que havia de mais recente em pintura. De fato, em 1912, ele se juntou ao movimento futurista e fundou o grupo Umbria. Nessa época a motivação do grupo estava relacionada a captar e melhorar o movimento e a velocidade de motociclistas e ciclistas.

The miracle of light while flying - 1931

Em 1915 ele se alistou na guerra como outros expoentes do Futurismo, para quem a guerra é "a higiene do mundo." Enquanto lutava no front recebeu a notícia de sua nomeação como Acadêmico de Mérito da Academia de Belas Artes. No entanto os diretores da organização consideraram a nomeação inconsistente por ele ser um pintor de vanguarda. Em 1920, em Roma, Dottori prepara sua primeira exposição individual. Ele foi o primeiro a expor obras futuristas na Bienal de Veneza, em 1924. 
x
Futurist Motif - 1920
 
Em 1931 Dottori assina um manifesto ao lado de Tullio Crali, dando conta de que continuava fiel ao futurismo. Durante a Segunda Guerra Mundial escreveu o Manifesto dell'aeropittura Úmbria. Como outros sobreviventes do Futurismo, Dottori passou a viver em estado de isolamento nacional e local. Apesar disso ele continuou a pintar e expor seus trabalhos. Suas últimas obras tendem à abstração, apesar de continuarem a expressar o dinamismo e a modernidade, características típicas de futurismo. 

Gerardo Dottori morreu em 13 de junho de 1977, em Perúgia, Itália.

Study for flying 300 km per hour above the city - 1930

 Clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário