Leitura do termômetro
(UFSM)
A figura a seguir ilustra um termômetro clínico de mercúrio. A leitura da temperatura é dada pela posição da extremidade da coluna de mercúrio sobre uma escala.
v
Considerando os fenômenos envolvidos no processo de determinação da temperatura corporal de um paciente, analise as afirmativas:
I. A variação de volume da coluna de mercúrio é diretamente proporcional ao volume inicial dessa coluna.
II. O volume da coluna de mercúrio varia até que seja atingido o equilíbrio térmico entre o termômetro e o corpo do paciente.
III. Se o mercúrio for substituído por álcool, a escala termométrica não precisa ser alterada.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas I e II.
d) apenas III.
e) I, II e III.
Resolução:
I. Correta.
De acordo com a lei da dilatação dos líquidos concluímos que a variação de volume da coluna de mercúrio (ΔV) é diretamente proporcional ao volume inicial (V0) dessa coluna e à variação de temperatura (Δθ):
ΔV = V0.γ.Δθ
II. Correta.
Ao ser estabelecido o equilíbrio térmico, não há mais transferência de calor do paciente para o termômetro. O volume da coluna de mercúrio se estabiliza, indicando a temperatura do paciente.
III. Incorreta.
De ΔV = V0.γ.Δθ, concluímos que a variação de volume da coluna (ΔV) depende da natureza do líquido, pois o álcool e o mercúrio têm coeficientes de dilatação (γ) diferentes. Assim, se o mercúrio for substituído pelo álcool, a escala termométrica precisa ser alterada.
Resposta: c
Nenhum comentário:
Postar um comentário