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domingo, 26 de agosto de 2018

Arte do Blog

As Lavadeiras-1885
Camille Pissarro 

Camile Pissarro nasceu em uma ilha do Caribe, Saint Thomas, em 10 de julho de 1830. Embora tivesse talento para desenho, seus pais – uma mulata e um judeu francês de origem portuguesa que possuía uma loja de ferragens no porto de Charlotte-Amalie – o incentivaram a ser comerciante. Foi com este objetivo que o enviaram a Paris aos 11 anos de idade para estudar. Lá, morou em uma pensão em Passy, onde o dono Sr. Savary o incentivou em seus desenhos sugerindo que desenhasse observando a natureza, ao ar livre. Esta era uma prática incomum naquela época.

L’Ermitage à Pontoise-1867
 
Aos 17 anos voltou para a ilha para tomar conta dos negócios da família. Entretanto não abandonou o hábito de desenhar e a paixão pela pintura.  Cerca de cinco anos depois, conheceu e tornou-se amigo do pintor dinamarquês Fritz Melbye. Amizade essa que mudou sua vida: ocorreu que Melbye havia sido enviado pelo governo a uma expedição às Antilhas Dinamarquesas para estudar a Fauna e a Flora locais, e Pissarro decidiu acompanha-lo nesta missão na Venezuela ao longo de dois anos. Posteriormente, já em Paris, a independência conquistada, ainda que em início de carreira e com a ajuda de Melbye, ele teria outras influências marcantes como Camille Corot, Paul Cézanne, e aquele que viria a ser considerado o maior expoente do impressionismo Claude Monet. Com Monet, passaria a sair para pintar ao ar livre. A esta altura, ele já possuía dois filhos com sua amante Julie Vellay, e o casamento só ocorreu poucos anos depois em 1861. Com Julie teve ao todo oito filhos.

Boulevard Montmartre at night
 
Cartas escritas pelo próprio pintor dão indícios de que havia uma forte preocupação financeira, e esta insegurança era resultado das despesas com uma família numerosa e os poucos recursos que a carreira como artista oferecia. Apesar disso, os quadros de Pissarro não demonstram cores escuras e traços ou imagens dramáticas, pelo contrário. Embora com alguma dificuldade material, as telas são fartas em contraste de luz e cores, com motivos alegres e pinceladas curtas, sem a preocupação com o contorno, mas buscando a divisão das cores através das marcas de cores isoladas, ressaltando uma espécie de essência das imagens – maior característica das obras impressionistas.

Outer harbour of Le Havre

Com a influência de artistas neo-impressionistas como George Seurat e Paul Signac, o artista chegou a investir temporariamente na técnica conhecida como Pontilhismo. Seu quadro "Les toits rouges, coin du village, effet d'hiver" 1881 é um bom exemplo desta fase. E para a satisfação de seus patrocinadores, admiradores do seu primeiro estilo, ele retoma a técnica inicial. Pissarro foi o único pintor a participar das oito exposições do grupo de impressionistas entre os anos de 1874 e 1886, e trabalhou até a véspera de sua morte em Paris 1903.


A Servant Seated in the Garden at Eragny

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