Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 15 de julho de 2018

Arte do Blog

Love, 1973 - Serigrafia sobre papel (76.2 x 76.2) cm

Robert Indiana

Robert Clark nasceu em New Castle, Indiana, em 1928. O nome do estado natal foi incorporado como sobrenome no início da carreira e Robert Clark ficou conhecido como Robert Indiana. A infância de Robert transcorreu no centro-oeste americano onde símbolos comerciais como cartazes e luminosos de postos de gasolina, interligados por uma estrada famosíssima, a Rota-66, ícone da cultura americana, tiveram grande importância na formação do artista, cuja produção é pautada por tais elementos e a eles sempre remete.


Route 666, 1971 - Serigrafia (90.7 x 75.7) cm

Indiana estudou na Escola de Arte Herron em Indianápolis e, em seguida, no Instituto Munson-Williams-Proctor em Utica, Nova York. De lá ele foi para a Escola do Art Institute of Chicago, onde recebeu um diploma em 1953 e ganhou uma bolsa de viagem para a Europa. Em 1954, ele frequentou a Universidade de Edimburgo e o Edinburgh College of Art, na Escócia.

The Wall Freedom, 1990 - Gravura (56 X 76) cm

De volta à América, em 1956, estableceu-se em Nova Iorque e mostrou suas primeiros pinturas no ano seguinte. Desde o início Indiana trabalhou com cores contrastantes, por vezes conflitantes, cores que refletiam signos familiares vistos e incorporados na infância, ao longo das rodovias.

Amor, 1998 - Escultura em alumínio (104.1 x 96.5 x 50.8) cm

O sonho americano é um tema recorrente na obra de Indiana, onde ele por vezes homenageia e em outras ocasiões critica o "american way of life". 


Em suas pinturas e construções, Indiana deu um novo significado a palavras básicas como "comer", "morrer" e "love", esta última, em seus múltiplos desdobramentos, tornou-se um dos grandes ícones pop do século XX. Uma indicação do sucesso da série de pinturas e esculturas com base na construção gráfica da palavra Love foi a emissão de um selo postal dos Estados Unidos, em 1973.

Saiba mais aqui e aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário