Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 27 de maio de 2018

Arte do Blog

A seção "Arte do Blog" apresenta hoje o artista Amadeo de Souza-Cardoso, natural de Portugal, país cujos estudantes nos têm honrado com visitas frequentes.

Pintura (Brut 300 TSF) - c. 1917, óleo sobre tela (86 x 66) cm
Centro de Arte Moderna - Fundação Calouste Gulbenkian - Lisboa, Portugal

Amadeo de Souza-Cardoso

Amadeo de Souza-Cardoso (Manhufe, freguesia de Mancelos, Amarante, 14 de Novembro de 1887 – Espinho, 25 de Outubro de 1918) foi um pintor português.

Precursor da arte moderna, seguiu as tendências da vanguarda da sua época. Embora tendo tido uma vida curta, sua obra tornou-se imortal. Frequentou o curso de Arquitetura na Academia de Belas Artes de Lisboa, em 1905, que interrompeu para partir para Paris, onde, em1906, instalou-se em Montparnasse. 

Em França tomou contato com o impressionismo, o expressionismo e o cubismo, movimentos que o influenciaram e tiveram papel preponderante em sua produção artística.

Cozinha da Casa de Manhouce - 1913, óleo sobre madeira (29,2 x 49,6) cm
Centro de Arte Moderna / Fundação Gulbenkian - Lisboa, Portugal

Antes de começar a pintar Amadeo dedicou-se ao desenho, fazendo principalmente caricaturas. Em 1908 instalou-se no número catorze da Cité de Falguière e passou a frequentar ateliers preparatórios para a Academia de Beaux-Arts e a Academia Viti do pintor catalão Anglada Camarasa. Em 1910 esteve por alguns meses em Bruxelas e em 1911 expôs trabalhos no Salon des Indépendants, em Paris, época em que aproximou-se progressivamente de artistas como Amedeo Modigliani, Constantin Brancusi, Alexander Archipenko, Juan Gris e Robert Delaunay.

Depois de participar, em 1913, de uma exposição com oito trabalhos nos Estados Unidos da América, no Armory Show, voltou a Portugal, onde realizou duas exposições, no Porto e em Lisboa. Nesse ano participou ainda no Herbstsalon da Galeria Der Sturm, em Berlim. Em 1914 encontrou-se em Barcelona com Antoni Gaudí e, em seguida foi para Madrid no momento do início da I Guerra Mundial. 

Amadeo continuou trabalhando com afínco e em 1916, expôs no Porto 114 obras com o título "Abstracionismo", que foram também mostradas em Lisboa, num e noutro caso com novidade e algum escândalo.

O cubismo em expansão por toda a Europa foi influência marcante no seu estilo particular denominado cubismo analítico.

Amadeo de Souza-Cardoso explorou o expressionismo e nos seus últimos trabalhos experimentou novas formas e técnicas, como as colagens e outras formas de expressão plástica.

Em 25 de Outubro de 1918, aos 31 anos de idade, morreu prematuramente em Espinho, vítima da "gripe espanhola" que alastrava em Portugal.

Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário