Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 1 de março de 2018

Caiu no vestibular

Olá pessoal. Hoje escolhemos 3 exercícios de Óptica Geométrica. Tente resolver e fique atento às soluções que serão postadas no próximo sábado, dia 3 de março.

Exercício 1:

F M Albert Einstein
Um objeto real de 10 cm de altura é posicionado a 30 cm do centro óptico de uma lente biconvexa, perpendicularmente ao seu eixo principal. A imagem conjugada tem 2,5 cm de altura. Para produzirmos uma imagem desse mesmo objeto e com as mesmas características, utilizando, porém, um espelho esférico, cujo raio de curvatura é igual a 20 cm, a que distância do vértice, em cm, da superfície refletora do espelho ele deverá ser posicionado, perpendicularmente ao seu eixo principal?

a) 20
b) 25
c) 50
d) 75

Exercício 2:

(UNICAMP)
Uma lente de Fresnel é composta por um conjunto de anéis concêntricos com uma das faces plana e a outra inclinada, como mostra a figura (a). Essas lentes, geralmente mais finas que as convencionais, são usadas principalmente para concentrar um feixe luminoso em determinado ponto, ou para colimar a luz de uma fonte luminosa, produzindo um feixe paralelo, como ilustra a figura (b). Exemplos desta última aplicação são os faróis de automóveis e os faróis costeiros. O diagrama da figura (c) mostra um raio luminoso que passa por um dos anéis de uma lente de Fresnel de acrílico e sai paralelamente ao seu eixo.



Se sen θ1 = 0,5 e sen θ2 = 0,75, o valor do índice de refração do acrílico é de

a) 1,50.    b) 1,41.     c) 1,25.     d) 0,66.

Exercício 3:

(FUVEST)
Câmeras digitais, como a esquematizada na figura, possuem mecanismos automáticos de focalização. Em uma câmera digital que utilize uma lente convergente com 20 mm de distância focal, a distância, em mm, entre a lente e o sensor da câmera, quando um objeto a 2 m estiver corretamente focalizado, é, aproximadamente,


     
a) 1.      b) 5.       c) 10.       d) 15.       e) 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário