Voo horizontal
(UNICAMP)
Em junho de 2017 uma intensa onda de calor atingiu os EUA, acarretando uma série de cancelamentos de voos do aeroporto de Phoenix no Arizona. A razão é que o ar atmosférico se torna muito rarefeito quando a temperatura sobe muito, o que diminui a força de sustentação da aeronave em voo. Essa força, vertical de baixo para cima, está associada à diferença de pressão ΔP entre as partes inferior e superior do avião. Considere um avião de massa total m = 3×105 kg em voo horizontal. Sendo a área efetiva de sustentação do avião A = 500 m2, na situação de voo horizontal ΔP vale
a) 5x103 N/m2. b) 6x103 N/m2. c) 1,5x106 N/m2. d) 1,5x108 N/m2.
Resolução:
Como o avião realiza um voo horizontal, concluímos que a intensidade da força de sustentação da aeronave em voo (Far) é igual à intensidade de seu peso P = mg:
Far = m.g => Far = 3×105.10 => Far = 3×106 N
A diferença de pressão ΔP entre as partes inferior e superior do avião é igual a:
Resposta: b
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