Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 24 de setembro de 2017

Arte do Blog

Hoje temos conosco um artista americano contemporâneo, George Condo, cujos trabalhos gozam de grande prestígio perante a crítica e o público e conseguem altas cotações no mercado. 

Smiling girl with ponytailiffel Tower

George Condo

George Condo nasceu em 1957, em Concord, New Hampshire. Condo é um artista contemporâneo que se expressa através de pintura, desenho, escultura e gravura. George Condo vive e desenvolve sua arte em Nova York. A formação acadêmica de Condo teve início na Universidade de Massachusetts, em Lowell, onde estudou História da Arte e Teoria Musical. Durante a infância ele havia estudado violão e composição, mas também demonstrava interesse em pintura e desenho.

Cartoon Abstraction
B
A primeira exposição individual de Condo aconteceu em 1983, na Ulrike Kantor Gallery, em Los Angeles. No final daquele ano ele fez sua primeira viagem à Europa e fixou residência em Colônia, na Alemanha, onde conheceu e trabalhou com vários artistas do grupo Mulheimer Freiheit, incluindo Walter Dahn e Jiri Georg Dokoupil. A sua primeira exposição individual na Europa foi em 1984, na Monika Sprueth Gallery.

Prescription for the Clinically Normal

Ainda na Europa Condo conheceu e começou a trabalhar com a marchand americana Barbara Gladstone e em 1984 ele tinha obras expostas simultaneamente em duas prestigiosas galerias de Nova York, Pat Hearn e Barbara Gladstone. Com a amizade consolidade com Basquiat, Condo conheceu Keith Haring em Nova York e os dois continuaram amigos ao longo da vida até a morte de Haring, de AIDS, em 1990. Vários dos trabalhos mais significativos de Condo, a partir deste período, como Dancing to Miles (1985), que foi incluído em 1987 no Whitney Biennial, foram pintados no estúdio de Haring, em East Village.

The Cracked Cardinal
 v
Ao longo da carreira Condo tem servido de influência e inspiração para escritores contemporâneos, incluindo Burroughs, Guattari, Demóstenes Davvetas, Donald Kuspit, Wilfried Dickhoff e Salman Rushdie, cujo romance de 2.001, Fúria, inclui um capítulo inspirado em uma pintura de Condo, O Psicanalista Puppeteer perdendo a cabeça. O escritor de ficção americano David Means também usou uma pintura de Condo, A queda do mordomo (2010), como inspiração para seu conto Lamento do mordomo, que aparece no catálogo da exposição Mentalmente Unidos. O fotógrafo e poeta Allen Ginsberg é um grande amigo e visitante frequente de estúdio de Paris do Condo, onde fotografou o artista em várias ocasiões e pediu a Condo para pintar o seu retrato para a capa de seus poemas selecionados, publicado em 1996 pela Harper Collins.

Alien Abduction

Clique aqui para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário