Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Caiu no vestibular

Resolução dos exercícios 11, e 12.

Exercício 11:

(EUA)
O esquema mostra a constituição de uma garrafa térmica.




Espelham-se as paredes das ampolas e diminui-se a quantidade de ar entre elas para evitar a propagação de calor, respectivamente, por

(A) condução e radiação.
(B) convecção e condução.
(C) convecção e radiação.
(D) condução e convecção.
(E) irradiação e condução.


Resolução:

Espelham-se as paredes das ampolas para evitar a propagação de calor por irradiação e diminuindo-se a quantidade de ar entre elas, minimiza-se a propagação de calor por condução.

Resposta: E

Exercício 12:

(UFScar)
O esquema ilustra um sistema de aquecimento solar da água.




A água fria, vinda da rede fornecedora de um poço ou de um reservatório, como se vê na figura, é remetida para uma serpentina envolta em coletores solares, placas que absorvem a energia vinda do Sol, onde é aquecida. A água aquecida flui, então, para o reservatório térmico (boiler) em condições de ser consumida. A transmissão do calor, vindo do Sol até os coletores, se dá através de ondas


(A) eletromagnéticas e pelo processo da condução.
(B) eletromagnéticas e pelo processo da radiação.
(C) eletromagnéticas e pelo processo da convecção.
(D) mecânicas e pelo processo da radiação.
(E) mecânicas e pelo processo da convecção.


Resolução:

A transmissão do calor, vindo do Sol até os coletores, ocorre por meio de ondas eletromagnéticas num processo denominado radiação ou irradiação.

Resposta: B

Exercícios propostos

A resolução será publicada na próxima quarta-feira, dia 10 de agosto.

Exercício 13:

UNESP
Uma esfera condutora descarregada (potencial elétrico nulo), de raio R
1 = 5,0 cm, isolada, encontra-se distante de outra esfera condutora, de raio R2 = 10,0 cm, carregada com carga elétrica Q = 3,0 μC (potencial elétrico não nulo), também isolada.



Em seguida, liga-se uma esfera à outra, por meio de um fio condutor longo, até que se estabeleça o equilíbrio eletrostático entre elas. Nesse processo, a carga elétrica total é conservada e o potencial elétrico em cada condutor esférico isolado descrito pela equação V = k.q/r, onde k é a constante de Coulomb, q é a sua carga elétrica e r o seu raio.




Supondo que nenhuma carga elétrica se acumule no fio condutor, determine a carga elétrica final em cada uma das esferas.


Exercício 14:

Faculdade de Medicina do Hospital Albert Einstein

Definimos o intervalo (i) entre dois sons, como sendo o quociente entre suas frequências, i = f2/f1. Quando i = 1, dizemos que os sons estão em uníssono; quando i = 2, dizemos que o intervalo corresponde a uma oitava acima; quando i = 0,5, temos um intervalo correspondente a uma oitava abaixo.


Considere uma onda sonora de comprimento de onda igual a 5 cm, propagando-se no ar com velocidade de 340 m/s. Determine a frequência do som, em hertz, que corresponde a uma oitava abaixo da frequência dessa onda.

a) 340
b) 3400
c) 6800
d) 13600

Exercício 15:

PUC-PR
A tabela a seguir apresenta algumas informações encontradas em um manual de instalação de uma lâmpada de LD


Considerando que a única quantidade de potência que não é utilizada para produção de luz é a potência dissipada, o rendimento luminoso percentual dessa lâmpada é de:


a) 40%
b) 50%
c) 60%
d) 70%

e) 80%

Nenhum comentário:

Postar um comentário