Untitled - 1953
Richard Diebenkorn
Richard Diebenkorn, nascido em 22 de abril de 1922 foi um conhecido pintor americano, considerado o criador da escola de expressionismo abstrato da Califórnia, na década de 1950. Sua versão do movimento tornou-se uma contrapartida importante para a marca mais conhecida do expressionismo abstrato americano, dos artistas de Nova York, Jackson Pollock e Willem de Kooning.
Cityscape I (Landscape No. 1) - 1963
Dois anos depois do nascimento de Richard, em Portland, Oregon, em 22 de abril de 1922, sua família mudou-se para San Francisco. Embora seus pais não fossem favoráveis ao seu interesse pelas artes, Diebenkorn encontrou apoio em sua avó, que incentivou sua imaginação visual com livros ilustrados e visitas a museus e galerias. Diebenkorn começou seus estudos de graduação em 1940 e um de seus professores de história da arte, Daniel Mendolowitz, mostrou ao aspirante a pintor o trabalho de modernistas, como Henri Matisse e Edward Hopper, cujas obras tiveram grande importância no desenvolvimento artístico do Diebenkorn.
Woman by a Large Window - 1957
Em junho de 1943 Diebenkorn e sua colega de Stanford, Phyllis Gilman, casaram-se e, na sequência ele alistou-se no Corpo de Fuzileiros Navais, onde permaneceu por dois anos. Enquanto servia na base de Quantico, Virgínia, Diebenkorn aproveitou a oportunidade para visitar as coleções mais importantes da costa leste de arte moderna, incluindo o MoMA, o Museu de Arte da Filadélfia, e The Phillips Collection, em Washington, DC
Man and Window - 1958
Após o seu regresso a San Francisco em 1946, Diebenkorn matriculou-se na Escola de Belas Artes da Califórnia e, no ano seguinte, tornou-se membro do corpo docente da escola. Em busca de novos cenário Diebenkorn e sua mulher mudaram-se para Albuquerque, onde ele fez mestrado em Belas Artes na Universidade do Novo México, em 1950. Diebenkorn trabalhou em desenhos e pinturas até adoecer em 1992.
Richard Diebenkorn morreu em 30 de março de 1993 devido a complicações de um enfisema com a idade de 71 anos.
Ochre - 1983
Saiba mais aqui e aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário