Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Arte do Blog

O maneirismo foi uma movimento artístico que surgiu e se desenvolveu em Roma entre 1520 e 1610, contrapondo-se ao modelo vigente da antiguidade clássica. Uma característica marcante do movimento é a atenção aos detalhes. O artista que apresentamos hoje é o arquiteto e escultor italiano Bartolomeo Ammannati, um dos arquitetos de maior relevância do movimento maneirista.
  
Fonte de Netuno, Florença
x
Bartolomeo Ammannati

Arquiteto e escultor maneirista italiano, Bartolomeo Ammannati nasceu em 1511, em Settignano, e morreu em 1592, em Florença. Foi aprendiz de Bandinelli e de Sansovino, notabilizando-se tanto pela sua obra escultórica como arquitetônica.

Villa Giulia - Pátio
x
Iniciou a sua carreira em Pádua, mas a sua obra principal encontra-se em Florença, para onde foi chamado pelo Grão-Duque da Toscânia para ampliar o palácio Pitti (1558-70). Ammannati acabou por reconverter inteiramente o edifício, criando uma obra prima da arquitetura maneirista e um modelo para edifícios semelhantes.

Palazzo Pitti, Florença

Em 1550, Ammanati casou com Laura Battiferri, uma bela poetisa italiana. Alguns anos mais tarde teve uma crise religiosa e começou a ter problemas em representar a nudez; ofereceu todas as suas obras aos Jesuítas.

Palazzo Ducale, Lucca

Em 1569 Ammannati foi contratado para construir a ponte sobre o Arno conhecida como Ponte Santa Trinita (Santíssima Trindade), uma de suas obras mais célebres, com estrutura leve e elegante constituída por três arcos elípticos. Apesar da leveza a ponte têm resistido à fúria do rio, que varreu várias outras pontes em tempos diferentes. Foi destruída em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, e reconstruída em 1957.

Clique aqui para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário