Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 22 de janeiro de 2017

Arte do Blog

Huile toile sur - 1988

Pierre Soulages

Pierre Soulages nasceu em 24 de dezembro de 1919, em Rodez, Aveyron, França. Soulages também é conhecido como "o pintor do preto", devido ao seu interesse na cor "tanto como uma cor e uma não-cor. Quando a luz é refletida no preto, transforma e transmuta. Ela abre um campo mental próprio." Ele vê a luz como um material de trabalho; estrias da superfície preta de suas pinturas lhe permitem refletir a luz, fazendo com que que o preto saia da escuridão para o brilho, tornando-se assim uma cor luminosa.
 
Peinture - 1954

Antes da Segunda Guerra Mundial Soulages já tinha visitado museus em Paris buscando sua vocação e depois do serviço militar, em tempo de guerra, ele abriu um estúdio em Paris, realizando sua primeira exposição no Salon des Indépendants em 1947. Ele também trabalhou como designer de cenários. Em 1979, Pierre Soulages tornou-se membro honorário extrangeiro da academia americana das artes e das letras.
 
Lithographie nr.11 - 1963

A paixão que Soulages tem pelo preto começou muito antes de suas investigações com "Outrenoir", na idade de 60. A origem foi seu interesse pelo prehistórico e sua necessidade de recuar a algo mais puro, primal e deliberadamente despojado de qualquer outra conotação, diz ele sobre seu fascínio pela cor. "Durante milhares de anos os homens foram subterrâneos, no negro absoluto das grutas". "Eu fiz isso porque descobri que a luz refletida pela superfície preta suscita certas emoções em mim, que não são monocromáticas, o fato de que a luz pode vir da cor que supostamente é a ausência de luz já é bastante movente e é interessante ver como isso acontece".

Sérigraphie No. 18 - 1988

Soulages tornou-se o primeiro artista contemporâneo a ser mostrado no Museu de São Petersburgo Hermitage em 2001. Soulages atualmente vive e trabalha entre Paris e Sète. O artista doou 500 trabalhos ao Musée Soulages que abriu em sua cidade natal em 2014.

19 Mai - 1982

Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário