Untitled - 1959
Milton Resnick
Milton Resnick nasceu em 7 de janeiro de 1917, em Bratslav, Ucrânia. Resnick imigrou para os Estados Unidos com sua família em 1922. Em 1933 entrou na American Artists School onde se concentrou na pintura, abandonando os estudos de arte comercial. Ele se formou em 1937. Pintor da primeira geração da New York School, Resnick manteve amizades com Arshile Gorky e Willem de Kooning.
Untitled - 1960
Enquanto seus primeiros trabalhos refletiam os princípios do expressionismo abstrato, Resnick finalmente eclipsou noções mais tradicionais do gênero. Sua transição dos modos explicitamente expressionistas abstratos para as telas monocromáticas densas e impregnadas de seus últimos anos resultou de uma exploração intensiva da materialidade da tinta e da subsequente dissolução da forma e da "imagem". A fidelidade de Resnick às propriedades físicas da tinta, sua viscosidade e "Realidade", era por sua vez preditiva de pintores mais jovens como Cy Twombly, Robert Ryman e Frank Stella, e antecipou movimentos artísticos preocupados com processo, materialidade e percepção.
Untitled - 1972
Untitled # 6 - 1959
As superfícies inflexíveis tornam-se reflexivas, quase luminosas. O efeito do tempo, ou melhor, a aspiração à intemporalidade, é aparente: as pinturas parecem pairar num estado constante de "tornar-se". Para o espectador paciente, a obra de Resnick é transcendente. Ele afirmou: "A arte não é um processo de aprendizagem. É o reverso do aprendizado. É a destruição de sua alma de sua visão."
Milton Resnick morreu em 12 de março de 2004, em Manhattan, Nova Iorque, EUA.
Untitled (color) - 1982
Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário