Sun and River - 1949
George Morrison
George Morrison nasceu em Chippewa City, perto de Grand Marais, Minnesota, em 1919. Ele cresceu na reserva Grand Portage Indiana e após o ensino médio recebeu apoio da Agência Chippewa para estudar na Minneapolis of Design Art School, onde estudou com Frances Greenman e Alexander Masley, que o incentivaram a se concentrar no desenvolvimento de suas notórias habilidades artísticas. Eles também lhe apresentaram à Bauhaus e às obras de Matisse e Picasso.
Construction - 1953
George Morrison inspirou-se na natureza. Incentivado por sua herança Chippewa, Morrison acreditava que a natureza possui uma vitalidade mágica e espiritual. Ele procurou expressar essa vitalidade através de sua arte. Suas pinturas e colagens em madeira contêm imagens abstratas de árvores, rochas, rios, e do céu. Um tema repetido em seu trabalho é a linha do horizonte, um fascínio de longa data para o artista.
The Antagonist - 1957
Unknown title - 1960
O trabalho de Morrison é muitas vezes comparado ao trabalho de Jackson Pollock, embora alguns historiadores continuem a ignorar as muitas contribuições que ele fez para o mundo da arte. Apesar disso sua obra foi exibida em museus conhecidos e prestigiados, incluindo o Instituto de Artes de Minneapolis e do Centro de Arte Walker, em Minneapolis, Museu de Arte Plains, em Fargo, o Museu Heard, em Phoenix, o Grand Central Modern Gallery, a Galeria Touchstone, o Museu Whitney de Arte americana, e Museu do índio americano, em Nova York, o Art Institute of Chicago, o Museu de Arte de Toledo, o Instituto de Artes de Detroit, o Dallas Museum of Fine Arts, e muitos mais.
George Morrison morreu em 2000, em Red Rock, perto de Grand Marais, Minnesota.
Plant Variations - 1959
Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário