A produção da voz
Fontes vibrando produzem compressões e descompressões sucessivas do ar e geram ondas mecânicas longitudinais denominadas ondas sonoras.
Particularmente, no caso da fala, o som é produzido pela vibração das pregas vocais (anteriormente denominadas cordas vocais), situadas na laringe. Durante a respiração, sem atividade vocal, as pregas vocais permanecem abertas, com um formato triangular; por ação de vários músculos da laringe, no momento da emissão da voz (fonação), as pregas vocais se aproximam ficando uma pequena distância entre elas. O ar expelido pelos pulmões ocasiona a vibração das pregas vocais que, de um modo extremamente rápido, abrem e fecham lateralmente.
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/pregas-vocais.htm
Faringe, cavidades nasais e boca são responsáveis pela ampliação dos sons, isto é, funcionam como caixas de ressonância.
Fonte: Fundamentos da Biologia Moderna. Amabis e Martho. Editora Moderna
A frequência de vibração das pregas vocais depende da tensão que as pregas vocais estão submetidas, do comprimento e espessura das pregas vocais. As pregas vocais dos homens são mais grossas do que as das mulheres, que são mais finas. Por isso, o som emitido pelos homens são mais graves e pelas mulheres mais agudos.
A voz de uma criança é mais aguda do que uma pessoa adulta. Na puberdade ocorre troca de voz, devido à modificação das pregas vocais que passam de finas para mais grossas.
Navegue na Web:
https://www.youtube.com/watch?v=Oe98Xmsf57o
https://www.youtube.com/watch?v=SfhGbCjHA3w
Nenhum comentário:
Postar um comentário