Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

terça-feira, 12 de julho de 2016

A Física do corpo humano (II)

A produção da voz

Fontes vibrando produzem compressões e descompressões sucessivas do ar e geram ondas mecânicas longitudinais denominadas ondas sonoras.

Particularmente, no caso da fala, o som é produzido pela vibração das pregas vocais (anteriormente denominadas cordas vocais), situadas na laringe. Durante a respiração, sem atividade vocal, as pregas vocais permanecem abertas, com um formato triangular; por ação de vários músculos da laringe, no momento da emissão da voz (fonação), as pregas vocais se aproximam ficando uma pequena distância entre elas. O ar expelido pelos pulmões ocasiona a vibração das pregas vocais que, de um modo extremamente rápido, abrem e fecham lateralmente.



Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/pregas-vocais.htm


Faringe, cavidades nasais e boca são responsáveis pela ampliação dos sons, isto é, funcionam como caixas de ressonância.


                Fonte: Fundamentos  da Biologia Moderna. Amabis e Martho. Editora Moderna

A frequência de vibração das pregas vocais depende da tensão que as pregas vocais estão submetidas, do comprimento e espessura das pregas vocais. As pregas vocais dos homens são mais grossas do que as das mulheres, que são mais finas. Por isso, o som emitido pelos homens são mais graves e pelas mulheres mais agudos. 

A voz de uma criança é mais aguda do que uma pessoa adulta. Na puberdade ocorre troca de voz, devido à modificação das pregas vocais que passam de finas para mais grossas.

Navegue na Web:

https://www.youtube.com/watch?v=Oe98Xmsf57o

https://www.youtube.com/watch?v=SfhGbCjHA3w

Nenhum comentário:

Postar um comentário