Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 1 de maio de 2016

Arte do Blog

Large Emotion Wheel - 1921

László Moholy-Nagy

László Moholy-Nagy nasceu em 20 de julho de 1895, em Bácsborsód, Hungria. Pintor, escritor e fotógrafo cuja proposta para as artes gráficas e visuais consistia da aplicação do rigor geométrico à obra de arte. Estudou direito em Budapest e participou de movimentos da vanguarda artística de seu país antes de se mudar para Berlim (1921), onde conheceu o abstracionista russo El Lissitzki, que lhe apresentou a arte abstrata.
 
Composition Z VII - 1924

Através do arquiteto Walter Gropius, passou a ensinar na Bauhaus, em Weimar (1923), onde desenvolveu ideias originais sobre arte e pedagogia artística e criou um plano de estudos que procurava potencializar os dons visuais inatos do estudante.
 
Composition Z IV - 1923

Fugindo do nazismo (1935), seguiu para Londres e depois para os Estados Unidos (1937), onde fundou, em Chicago, a Nova Bauhaus, que se tornaria a escola de desenho do Instituto de Tecnologia de Illinois e a primeira, nos Estados Unidos, a se basear no programa da Bauhaus europeia.

Construction a16 - 1933-34

Como pintor e fotógrafo, trabalhou e experimentou principalmente a luz e suas pinturas a óleo sobre superfícies transparentes ou polidas para produzirem efeitos luminosos móveis, são tidas como precursoras da arte cinética. Até sua  morte, em Chicago, também publicou vários livros, entre os quais The New Vision (1946; A nova visão). Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/LarsNagy.html

László Moholy-Nagy morreu em 24 de novembro de 1946, em Chicago, Illinois, EUA.

Composition, cirka - 1925

Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário