Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 24 de abril de 2016

Arte do Blog

Simultane Gegenkompos

Theo van Doesburg

Theo van Doesburg é o pseudônimo de Christian Emil Marie Küpper, arquiteto, pintor e crítico de arte holandês. Depois de um início fauvista, com formas figurativas, ele foi influenciado por Kandinsky e passou a trabalhar com abstração geométrica. Amigo de Mondrian desde 1915, fundou com ele o grupo De Stijl em 1917. Theo van Doesburg também colaborou em projetos arquitetônicos e escreveu textos teóricos.
 
The Cow - 1917

Em 1918, ano em que Tristan Tzara escreveu o Manifesto Dada, Theo Van Doesburg e outros artistas e pintores holandeses, dentre eles Piet Mondrian, publicaram o manifesto de Neo, totalmente antagônico ao dadaísmo. Se os dadaístas queriam destruir a arte, os holandeses queriam a sua renovação total. Confrontados com a intuição, a irracionalidade e o acaso, eles se sentiram capazes de criar um estilo simples, de formas claras, caracterizada pelo uso de cores primárias e aplicável a toda gama de manifestações artísticas.
 
Composition I

Em 1924 Theo van Doesburg publicou o trabalho "Princípios" na revista Arte Bauhaus e deu várias conferências na Europa. No mesmo ano ele se rebelou contra a insistência de Mondrian em usar apenas linhas verticais e horizontais, fazendo sua primeira Contracomposição, que introduz as diagonais e inicia uma nova direção ao neoplasticismo, conhecida como elementarismo. Mondrian considerou herética esta atitude de Van Doesburg e começou a se distanciar do grupo de Stijl.

Die-Kartenspieler

Theo Van Doesburg realizou projetos de decoração de interiores, muitas vezes em colaboração com outros artistas. Junto com Van Eesteren fez vários projetos, entre os quais o lobby da Universidade de Amsterdam (1923) e a decoração do Cafe L'Aubette, em Estrasburgo (1928), com a colaboração de Hans Arp e Sophie Tauber.

Theo van Doesburg morreu em 7 de março de 1931, em Davos, Suíça.

Girl with Ranunculus

Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário