Exercício 1:
FEMA (Fundação Educacional do Município de Assis)
Vanderlei participou da Corrida Internacional de São Silvestre e manteve durante todo percurso, que é de 15 km, a velocidade constante de 10 km/h. Como largou entre a multidão que participa da corrida, quando Vanderlei passou pela linha de largada, o atleta que venceu a corrida já estava correndo há 21 minutos e desenvolveu durante todo o percurso a velocidade constante de 20 km/h. Quando o atleta que venceu a prova cruzou a linha de chegada, a distância, em quilômetros, que Vanderlei havia corrido após passar pela linha de largada era de
(A) 4,0.
(B) 6,0.
(C) 7,0.
(D) 3,0.
(E) 5,0.
Resolução:
Intervalo de tempo que o atleta vencedor gastou para percorrer todo trajeto:
v = Δs/Δt => 20km/h = 15km/Δt => Δt = (15/20)h = 45 min
Intervalo de tempo que Vanderlei gastou desde que passou pela linha de largada até o instante em que o atleta vencedor atingiu a linha de chegada:
ΔT = 45min - 21min = 24min =(24/60)h = 0,40 h
A distância que Vanderlei percorreu após passar pela linha de largada até o instante em que o atleta que venceu a prova cruzou a linha de chegada:
Δsvanderlei = vvanderlei.ΔT => Δsvanderlei = (10)km/h.(0,40)h = 4,0 km
Resposta: (A)
Exercício 2:
FEMA
Em uma bicicleta, a propulsão se dá por meio do pedal que é acoplado à coroa. Esta, por meio de uma corrente, é conectada à catraca, que é presa à roda, como mostra a figura.
(www.pt.wikipedia.org. Adaptado.)
Os raios da coroa, da catraca e da roda são, respectivamente, 15 cm, 5 cm e 30 cm, e nas conexões entre esses elementos não ocorrem deslizamentos.
Considerando que a roda não deslize ao girar sobre o solo, quando o ciclista dá uma volta completa com o pedal, a distância, em centímetros, que a bicicleta percorre é
(A) 90 π.
(B) 20 π.
(C) 180 π.
(D) 600 π.
(E) 2250 π.
Resolução:
fcatraca.Rcatraca = fcoroa.Rcoroa
fcatraca.5 = fcoroa.15
fcatraca= 3.fcoroa
Assim, enquanto a coroa dá uma volta a catraca dá 3 voltas. Nesse intervalo, a distância percorrida pela bicicleta (d) será:
d = 3 x 2πRroda
d = 3.2.π.30cm
d = 180π cm
Respostas: (C)
Exercício 3:
FEMA
Uma criança lança uma bola com velocidade inicial v0 = 8,0 m/s, inclinada em relação à horizontal, como mostra a figura.
(www.estadualcaminhosdosaber.blogspot.com.br. Adaptado.)
Sabendo que o ponto mais alto que a bola atingiu está 2,0 m acima da horizontal do ponto de lançamento, desprezando a resistência do ar e considerando g = 10 m/s2, a velocidade da bola, em m/s, no ponto mais alto da trajetória é próxima de
(A) zero.
(B) 1,2.
(C) 2,4.
(D) 6,4.
(E) 4,9.
Resolução:
hmax = (v0.senθ)2/2g => 2,0 = (8.0.senθ)2/20 => (senθ)2 = 5/8
(cosθ)2 = 1 - (senθ)2 => (cosθ)2 = 1 - 5/8 => (cosθ)2 = 3/8 =>
(cosθ)2 = 0,375 => cosθ ≅ 0,61
A velocidade da bola no ponto mais alto da trajetória é a componente vX da velocidade v0:
vX = v0.cosθ => vX = 8,0.0,61 => vX ≅ 4,9 m/s
Resposta: (E)
Exercício 4:
FACISB (Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos)
Dois garotos estão em repouso sobre plataformas elevadas e arremessam, simultaneamente e em sentidos opostos, duas bolas, A e B, com velocidades iniciais horizontais, VA e VB, com VA < VB. As bolas se movem, então, em um mesmo plano vertical que também contém os garotos, livres de resistência do ar.
A figura que representa, corretamente, as trajetórias das bolas depois dos arremessos é
h
Sendo horizontais as velocidades de lançamento, concluímos que as componentes verticais das velocidades iniciais são nulas. Nessas condições, A e B realizam, na direção vertical, queda livre. Assim, em cada instante as bolas A e B estão na mesma reta horizontal e em determinado instante irão colidir. Além disso, sendo VA < VB, a distância horizontal percorrida pela bola A é menor do que a percorrida por B. Por isso, a figura que representa corretamente as trajetórias das bolas depois dos arremessos é a indicada na alternativa E.
Resposta: (E)
Na próxima semana apresentaremos novas questões.
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