Moultonville - 1974
Frank Stella
Frank Philip Stella nasceu no dia 12 de maio de 1936, em Malden, Massachusetts. É um dos artistas contemporâneos mais importantes e ecléticos dos Estados Unidos. Seu trabalho abrange pintura, arte gráfica e projetos arquitetônicos. Iniciou seus estudos artísticos na Phillips Academy e na Universidade de Princeton, vendo-se influenciado pelas obras de Noland, especialmente por seus quadros recortados que estavam pintados com cores planas ou bandas monocromáticas.
La Scienza della Fiacca, 3.5 X - 1984
Frank e Noland acabaram se conhecendo na exposição "Sixteen Americans" no MOMA, em 1959. Ao renunciar ao expressionismo abstrato, Stella converte-se desde a década de 1960 num dos máximos representantes da abstração geométrica e construtivista que preludia a arte minimalista.
Flin Flon - 1970
A partir dos anos oitenta Stella passou a trabalhar com colagens tridimensionais que passaram a ficar tão grandes tornando-se quase um ambiente arquitetônico. Durante os anos noventa, enquanto o vídeo, a fotografia e a instalação estavam em alta, Stella não deixou a abstração. Em uma entrevista disse que a abstração tinha mais a oferecer, que seu potencial é ilimitado, enquanto que a figuração já tinha feito muito. Além disso Frank Stella nasceu em 1936, e cresceu nos anos cinquenta, quando a arte abstrata estava muito forte. Ultimamente Stella tem se nutrido cada vez mais dos mestres da arte abstrata, Kandinsky, Mondrian e Malevich, que ligavam a arte à espiritualidade. No entanto ele sempre foi um materialista declarado. "What you see is what you get" é uma das suas frases mais conhecidas.
Sidi Ifni - 1973
Entre outras tantas exposições coletivas que foram realizadas na década de 1960, Stella participou das mais importantes relacionadas com a nova abstração e a arte minimalista, como por exemplo, Toward a New Abstraction (Jewish Museum, NY, 1963) ou Systemic Painting (Guggenheim Museum, NY, 1966).
Suchowola I - 1973
Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário