Onement - 1948
Barnett Newman
Barnett Newman nasceu em 29 de janeiro de 1905, em Nova Iorque, Nova Iorque, EUA. Newman foi considerado como uma das principais figuras do expressionismo abstrato e um dos mais importante pintores de campos coloridos. Suas pinturas são existenciais em tom e conteúdo, explicitamente compostas com a intenção de comunicar um sentido de localização, presença e contingência.
Black Fire I - 1961
Newman era filho de judeus imigrantes da Polônia. Estudou filosofia na faculdade da cidade de New York e trabalhou na fabricação de roupas, negócio de seu pai. Mais tarde ganhou a vida como professor, escritor e crítico. A partir da década de 1930 começou a pintar em estilo expressionista, mas acabou por destruir estas obras. Newman conheceu a professora de arte Annalee Greenhouse em 1934. Eles se casaram em 30 de Junho de 1936.
Red, yellow and green forms - 1945
O ziper permaneceu uma característica constante da obra de Newman durante toda a sua vida. Em algumas pinturas da década de 1950, como o selvagem, que tem dois metros e quarenta de altura por 2 centímetros de largura, o ziper é tudo o que há. Newman também fez algumas esculturas que são zíperes tridimensionais. Embora as pinturas de Newman pareçam ser puramente abstratas, e muitas delas eram originalmente sem título, os nomes que ele mais tarde lhes deu sugeriam assuntos específicos a serem abordados, muitas vezes um tema judaico. Duas pinturas do início dos anos 1950, por exemplo, são chamados de Adão e Eva, e há também Uriel (1954) e Abraham (1949), uma pintura muito escura, que, além de ser o nome de uma patriarca bíblico, era também o nome do pai de Newman, que morreu em 1947.
White fire I - 1954–1954
Newman é geralmente classificado como um expressionista abstrato por conta de seu trabalho em Nova York na década de 1950, a associação com outros artistas do grupo e um estilo abstrato que pouco ou nada tinha de arte europeia. No entanto, sua rejeição da pincelada expressiva empregada por outros expressionistas abstratos, como Clyfford Still e Mark Rothko e seu uso de áreas de cor lisa, o colocam como um precursor para os minimalistas, como Frank Stella. Newman foi desvalorizado como artista durante muito tempo, sendo negligenciado em favor de personagens mais coloridos, como Jackson Pollock. O influente crítico Clement Greenberg escreveu com entusiasmo sobre ele, mas foi somente no final de sua vida que ele começou a ser levado a sério. Newman foi, no entanto, uma importante influência para muitos artistas jovens, como Donald Judd, Frank Stella e Lei Bob.
Barnett Newman morreu 4 de julho de 1970, em Nova Iorque, Nova Iorque, EUA.
The slaying of Osiris - 1944–1945
Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário