Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 30 de agosto de 2015

Arte do Blog

Architectural form of future ideal landscape - 1921

Enrico Prampolini
  
Enrico Prampolini nasceu em Modena, Itália, em 1894. Estudou em Lucca e Turim e participou brevemente da Accademia di Belle Arti em Roma, estudando sob orientação de Duilio Cambellotti. Em 1912, ele se juntou ao estúdio de Giacomo Balla e tornou-se um membro de um coletivo de arte futurista, através do qual ele conheceu os líderes do movimento, incluindo Umberto Boccioni, Carlo Carrà e Gino Severini. Expôs com outros futuristas na Galleria Sprovieri em Roma, em Abril e Maio de 1914 e, logo depois, em Praga.

 Ritratto di Marinetti poeta del Golfo della Spezia - 1934

Sua pintura influenciada por Balla foi definida por ângulos agudos e um geometrismo duro que parecia articular as idéias tecno-anárquica de FT Marinetti. Em 1913 Prampolini escreveu o manifesto "Cromofonia: Il colore dei suoni" ("Chromophony: As cores dos Sons"), no qual ele adotou os principais dogmas de Vasily Kandinsky; em seguida, ele criticou esses princípios em "Pittura Pura" ("pintura pura") e "Un'arte nuova?

Guglielmo Marconi - 1939

Em um manifesto dedicado ao teatro, "Manifesto futurista della scenografia" ("Manifesto Futurista de Cenografia"), Prampolini incorporou idéias de Balla referentes ao dinamismo mecânico e à desmaterialização dos corpos através da luz em suas propostas de cenografia futurista. Fascinado com a possibilidade de utilização de meios técnicos para remover o limite entre observador e desempenho, Prampolini foi tão longe a ponto de dar ao movimento o papel principal, substituindo os atores humanos com gás colorido e ruídos explosivos.
 
Sirene - 1947
x
Em 1925 ele fundou a companhia de dança Teatro della Pantomima Futurista (Teatro de Futurist Pantomine), provavelmente como resposta ao Ballets Russes de Sergei Diaghilev Ballet (russo) e Ballets Suédois de Rolf de Maré (Ballet sueco). Entre seus projetos de construção podemos citar os pavilhões de Turim (1928) e Milão (para a Trienal de Milão de 1933). Em 1934 fundou a revista de arquitetura Stile Futurista. Perto do fim da vida Prampolini expandiu-se em trabalhos decorativos, incluindo vitrais e mosaicos para o Museo nazionale delle Arti e tradizioni popolari, Roma, em 1940 e 1941, e para a Trienal de Milão, em 1954.

Enrico Prampolini morreu em 17 de junho de 1956, em Roma, Itália.

Apparizione cosmica II - 1955

 Clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário