Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 31 de maio de 2015

Arte do Blog

Berliner Variété - 1913

Louis Moilliet
  
Louis Moilliet nasceu no dia 6 de outubro de 1880, em Berna, Suíça. Destacou-se como aquarelista, pintor e designer de vitrais. Ao longo da vida manteve sólida amizade com Paul Klee e August Macke, pintando e viajando com eles pela Tunísia em 1914. Moilliet foi o responsável pela introdução de Klee no grupo Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul) em 1911. Seu estilo de pintura expressionista estava intimamente ligado com o movimento Orfista. Uma de suas obras mais populares é intitulado "In The Circus".

 Stadt in Marokko - 1923

A carreira artística de Moilliet teve início com aprendizagem de pintura decorativa em Berna. Começando em 1901, ele estudou na Worpswede sob Fritz Mackensen e nas academias em Dusseldorf, Stuttgart e Weimar. Em 1908, Moilliet viajou a Tunis pela primeira vez. Mais tarde ele conheceu August Macke e este o apresentou a Wassily Kandinsky e Marc Franz, outros representantes da comunidade artística "Blauer Reiter". Em 1912 Moilliet expôs seus trabalhos na aliança especial em Colônia e em uma série de outras exposições. 

Promenade in Rabat, Marokko - 1921

Em 1910 Moilliet casa-se com a pianista Hélène Moilliet Gobat e o casal se instala na região do lago de Thun. Em outubro de 1911 ele viajou brevemente com Paul Klee para Munique onde encontrou Macke e os artistas do Der Blaue Reiter, Wassily Kandinsky e Franz Marc. Macke morre na guerra em 1914 o que causa grande abatimento em Moilliet. Dois anos depois sua mulher morre um dia após o nascimento de Pierre, seu primeiro filho. Segue-se uma vida conturbada com mudanças de residências. O verão de 1920 ele passou com Hermann Hesse em Ticino. Entre 1919 e 1921 ele retorna ao norte da África (Marrocos, Argélia, Tunísia). O resultado são inúmeras aquarelas retratando a região.
 
 Hausfassade in Tunis - 1921
x
Em 05 de novembro de 1921 nasce Peter, seu segundo filho do casamento com Margaretha Zaeslin, que foi casada antes com o artista Paul Basel Basilius Barth.
Moilliet continuou produzindo aquarelas, vitrais e quadros a óleo durante as décadas de 1930 e 1940, fixando-se em La Tour-de-Peilz, nos arredores de Vevey a partir de 1950.
 
Louis Moilliet morreu no dia 24 de agosto de 1962, em Vevey, Suíça.

Die Fahnenstange. Landschaft am Murtensee - 1914

 Clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário