Yellow Cow
Franz Marc
Franz Marc nasceu em 1880, em Ried, próximo de Munique, na Baviera. Em 1900 ingressou na Academia de Belas Artes de Munique onde estudou pintura. Estabeleceu-se em Paris em 1903 e desenvolveu trabalhos que revelam influência tanto do Impressionismo como do movimento do Jugendstil que marcou a sua formação em Munique. Na pintura "Cães Siberianos na Neve", realizada entre 1909 e 1910, as figuras dos animais parecem fundir-se com o fundo, pela acentuação dos tons de azul e branco, com evidente aproximação à estética impressionista e à obra de Vincent Van Gogh.
Blue Horse - 1911
Em 1910, conheceu os pintores August Macke e Wassily Kandinsky e no ano seguinte ingressou na Neue Kunstlervereinigung (Nova Associação de Artistas) de Munique. Nesta altura, juntamente com Kandinsky, fundou o grupo Der Blaue Reiter e tornou-se responsável pela publicação do seu almanaque, desde 1912.
Stables - 1913
Franz Marc entendia a religião como um componente importante do processo criativo e assumia a arte como um meio para representar, de forma quase onírica, a verdade oculta e íntima da realidade. Assim, a sua pintura foigradualmente se libertando da referência cromática naturalista ou realista e passou a imprimir à cor uma forte conotação espiritual: vermelho representa a matéria, o azul é o elemento masculino e o amarelo é o elemento feminino.
Animal Destinies
x
Nas telas "Grandes Cavalos Azuis", de 1911, e "Pequenos Cavalos Amarelos", de 1912, percebe-se a dupla temática presente no seu trabalho: o cavalo, símbolo de força, e a cor intensa e luminosa utilizada como metáfora sexual. x
A partir de 1912, o seu trabalho tornou-se mais abstrato, com a adoção dos jogos cromáticos de Robert Delaunay e uma maior complexidade compositiva na relação entre figuras e paisagem através de interseção de formas e diluição de contornos. No ano seguinte, abandonou qualquer referência figurativa realizando a sua primeira tela inteiramente abstrata.
Franz Marc foi morto em Verdun, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial.
Pigs
Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário