Girl with the Green Face - 1910
Alexej von Jawlensky
Alexej von Jawlensky nasceu no dia 13 de março de 1864, na propriedade da família, perto Torschok, Rússia. Jawlensky era filho de um coronel e a família queria vê-lo no exército, como oficial. Enquanto frequentava a escola de cadetes ele descobriu as artes e obteve transferência para a Academia de Belas Artes, onde foi aluno do pintor realista Ilya Repin (chamado de Courbet Russo). Na Academia ele conheceu a pintora Marianna von Werefkin, filha de um general, que promoveu sua carreira como artista. Em 1896 ele deixou o serviço militar e se mudou com Werefkin e dois outros amigos pintores para Munique, para participar da escola de arte privada de Anton Ažbe. Aqui ele conheceu e começou uma amizade ao longo da vida com Wassily Kandinsky.
Abstract Head - circa 1921
As longas viagens pela Europa e especialmente pela França apresentaram Jawlensky à arte moderna. Ele conheceu Henri Matisse (em 1907 ele trabalhou por um tempo no estúdio de Matisse), os pintores simbolistas Paul Sérusier e Jan Verkade (que viria a tornar-se monge Willibrord no mosteiro artisticamente importante de Beuron), bem como o fauvista Kees van Dongen, entre outros. Após seu retorno a Munique, ele conheceu Paul Klee e Franz Marc e se juntou a eles e Kandinsky no mais avant-garde grupo artístico do sul da Alemanha, a Neue Künstler Vereinigung München.
Landschaft bei Murnau - circa 1910
Com o início da Primeira Guerra Mundial Jawlensky, sendo russo, teve que deixar a Alemanha, fixando-se na Suíça. Em 1916 ele conheceu Emmy (a quem chamou de Galka) Scheyer, que se tornou sua aluna e pouco depois sua empresária, organizando as exposições de suas obras na Alemanha. Em 1924 ela formou o "Blue Four", consistindo de Jawlensky, Kandinsky, Klee, Lyonel Feininger e introduziu os trabalhos desses artistas nos Estados Unidos.
Odaliske
Em 1929 Jawlensky começou a sofrer de artrite, doença que o obrigou a pintar com ambas as mãos. Com o passar dos anos ele foi tendo mais e mais dificuldade para segurar o pincel e, em 1937, ficou totalmente incapaz de pintar. Sua arte foi declarada "degenerada" pelos nazistas em 1937 e 72 de seus trabalhos foram confiscados de coleções de museus alemães.
Alexej von Jawlensky morreu em Wiesbaden, Alemanha, no dia 15 de março de 1941.
Dame mit gelbem Strohhut - circa 1910
Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário