Stilleben, 1942
Greta Knutson-Tzara
Greta Knutson-Tzara ou Greta Knutson, nasceu em Estocolmo, em 1899. Foi uma artista de amplo espectro, atuou como pintora, crítica de arte, contista e poeta. Discípula de André Lhote, adotou o abstracionismo, o cubismo e o surrealismo para expressar sua arte. Também ficou conhecida por manifestar interesse em fenomenologia. Greta foi esposa do co-fundador do dadaísmo, Tristan Tzara, de nacionalidade romena.
Komposition, 1930
Greta Knutson estudou na Kungliga Konsthögskolan, e estabeleceu-se em Paris, França, durante o início dos anos 1920. Foi lá que ela começou a frequentar o estúdio de Lhote e tornou-se sua discípula. Foi também em França que Knutson conheceu Tristan Tzara. Eles se casaram em 08 de agosto de 1925. O casal teve um filho, Christophe, nascido em 15 março de 1927, em Neuilly-sur-Seine. Com recursos de sua herança, Tristan Tzara construíu a residência da família em Montmartre, projetada pelo arquiteto Adolf Loos. Greta modificou parcialmente a estrutura para acomodar seu estúdio pessoal, que Loos tinha omitido no projeto original.
Nature morte
Como o marido, Greta Knutson adotou o surrealismo durante os anos 1930. Ela e Tristan Tzara, no entanto, se separaram em 1937, sendo que o divórcio só aconteceu em outubro de 1942. Depois da separação ela rompeu com o surrealismo e intensificou seu interesse em fenomenologia, em particular nos filósofos Edmund Husserl e Martin Heidegger. Durante o final da década de 1930, ela pintou um retrato do escultor Alberto Giacometti.
Komposition med kvinna samt föremål på bord
Greta Knutson foi uma escritora produtiva, publicou ensaios de crítica de arte e poemas, estes esporadicamente. No final de sua vida, ela se tornou autora de novelas e fragmentos de poesia em prosa. Em conjunto com o poeta Gunnar Ekelof, traduziu obras de literatura sueca para o francês, mas sua própria poesia nunca foi publicada em um livro.
Greta Knutson-Tzara morreu em 1983.
Komposition med figur
Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário