Veículo lançador de satélites
(UNICAMP)
A Agência Espacial Brasileira está desenvolvendo um veículo lançador de satélites (VLS) com a finalidade de colocar satélites em órbita ao redor da Terra. A agência pretende lançar o VLS em 2016, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
a) Considere que, durante um lançamento, o VLS percorre uma distância de 1200 km em 800 s. Qual é a velocidade média do VLS nesse trecho?
b) Suponha que no primeiro estágio do lançamento o VLS suba a partir do repouso com aceleração resultante constante de módulo aR. Considerando que o primeiro estágio dura 80 s, e que o VLS percorre uma distância de 32 km, calcule aR.
Resolução:
a)
vm = Δs/Δt => vm = 1200km/800s => vm = 1,5 km/s
b)
s = s0+v0.t+aR.t2/2 => 32.103 = 0+0.(80)+aR.(80)2/2 => aR = 10 m/s2
Respostas:
a) 1,5 km/s; b) 10 m/s2
Prof, o que acontece se um pendulo simples for colocado no teto de um satelite a uma certa altitude da Terra? Ele irá funcionar ou não? Penso eu que não devido tanto o satelite quanto o pendulo terem mesma aceleração, com isso não haveria um torque da força peso para fazer o pendulo oscilar. Assim é o que penso.
ResponderExcluirGostaria da sua opnião.
Obrigado
O correto nao seria passar para o S.I ? Nunca vi nenhuma questão pedir km/s, pra mim é novo .-.
ResponderExcluirA resposta está correta.
ExcluirNão é necessário o uso do SI porque ele não pede na resposta. Ou seja, se não é pedido, você é livre pra colocar m/h ou km/s não tem problema desde que a conta esteja certa
ExcluirPorque a velocidade é 0?
ResponderExcluirs = 0+0.(80)+aR.(80)2
O VLS parte do repouso, portanto sua velocidade inicial é igual a zero.
ExcluirPq a resposta da letra b é 10 ?? Nn seria 1 ?
ResponderExcluirPq o 32 não foi transformado?
ResponderExcluir