Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 29 de março de 2015

Arte do Blog

Through birds through fire but not through glass - 1943

Yves Tanguy
  
Raymond Georges Yves Tanguy, conhecido como Yves Tanguy, nasceu no dia 5 de janeiro de 1900, em Paris, na França. Tanguy foi um pintor surrealista. Filho de um capitão da marinha aposentado, Tanguy nasceu no Ministério dos Negócios Navais, na Place de la Concorde, em Paris. Após a morte de seu pai, em 1908, sua mãe voltou para a terra natal, Locronan, Finistère, e ele acabou por passar grande parte de sua juventude vivendo com parentes.

 Indefinite divisibility - 1942

Em 1918, Yves Tanguy entrou brevemente para a marinha mercante antes de ser convocado para o Exército, onde fez amizade com Jacques Prévert. No final de seu serviço militar, em 1922, ele retornou a Paris, onde trabalhou fazendo biscates. Por acaso, se deparou com um quadro de Giorgio de Chirico e ficou tão profundamente impressionado que resolveu tornar-se pintor, apesar de sua completa falta de treinamento formal.

Mama, Papa is wounded - 1927

Tanguy rapidamente começou a desenvolver o seu próprio e único estilo de pintura, fazendo a sua primeira exposição individual em Paris, em 1927. Com a eclosão da II Guerra Mundial, Tanguy, vivendo nos Estados Unidos, foi julgado inapto para o serviço militar. Ele iria passar o resto de sua vida nos Estados Unidos. Tanguy e a artista Kay Sábio se casaram em Reno, Nevada, em 17 de agosto de 1940. Com o fim da guerra, o casal mudou-se para Woodbury, Connecticut, transformando uma antiga casa de fazenda em estúdio. Eles passaram o resto de suas vidas lá. Em 1948, ele se tornou cidadão americano.
 
The rapidity of sleep

As pinturas de Tanguy têm um estilo único, imediatamente reconhecíveis como sendo surrealismo não representativo. Eles mostram vastas paisagens abstratas originárias de uma paleta com força limitada de cores, apenas ocasionalmente mostrando flashes de tonalidades contrastantes. Normalmente, estas paisagens alienígenas são preenchidas com várias formas abstratas, por vezes, angulares e afiadas como cacos de vidro, às vezes com um olhar intrigante e orgânico, como gigantescas amebas de repente transformadas em pedra.

Yves Tanguy morreu no dia 15 de janeiro de 1955, em Woodbury, Connecticut, Estados Unidos.

The absent lady 1942

 Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário