Questão 1:
Pressão parcial é a pressão que um gás pertencente a uma mistura teria se o mesmo gás ocupasse sozinho todo o volume disponível. Na temperatura ambiente, quando a umidade relativa do ar é de 100%, a pressão parcial de vapor de água vale 3,0 x 103 Pa. Nesta situação, qual seria a porcentagem de moléculas de água no ar?
a) 100%. b) 97%. c) 33%. d) 3%.
Resolução:
Considerando uma porção de ar de volume V e temperatura T, podemos escrever, de acordo com a Equação de Clapeyron:
pA.V = nA.R.T (1) e patm.V = natm.R.T (2)
onde nA é o número de mols de água no ar e natm o número total de mols no ar.
Dividindo membro a membro (1) e (2), temos:
pA/patm = nA/natm => nA/natm = 3.103/1.105 = 0,03 = 3%
Observe que a razão entre o número de mols é a razão entre o número de moléculas.
Resposta: d
Questão 2:
Muitos carros possuem um sistema de segurança para os passageiros chamado airbag. Este sistema consiste em uma bolsa de plástico que é rapidamente inflada quando o carro sofre desaceleração brusca, interpondo-se entre o passageiro e o painel do veículo. Em uma colisão, a função do airbag é:
a) aumentar o intervalo de tempo de colisão entre o passageiro e o carro, reduzindo assim a força recebida pelo passageiro.
b) aumentar a variação de momento linear do passageiro durante a colisão, reduzindo assim a força recebida pelo passageiro.
c) diminuir o intervalo de tempo de colisão entre o passageiro e o carro, reduzindo assim a força recebida pelo passageiro.
d) diminuir o impulso recebido pelo passageiro devido ao choque, reduzindo assim a força recebida pelo passageiro.
Resolução:
Pelo Teorema do impulso aplicado ao passageiro, temos:
I = ΔQ => F.Δt = ΔQ
A variação de quantidade de movimento ΔQ e o impulso I aplicado ao passageiro serão os mesmos, com ou sem airbag. A função do airbag é aumentar o intervalo de tempo da freada e com isto reduzir a intensidade da força F recebida pelo passageiro.
Resposta: a
Nenhum comentário:
Postar um comentário