Dancer
Andre DerainAndre Derain nasceu em Paris, em 1880. Aos 15 anos de idade recebeu aulas de pintura de seu amigo La Noé. Neste período ele pintou as primeiras paisagens. Entre 1898 e 1900, Derain participou da "Académie Carrieère" em Paris, ao mesmo tempo em que trabalhou com Matisse e Vlaminck. Os três artistas se tornaram amigos. Os estudos de pintura de Derain foram interrompidos por três anos de serviço militar. Depois ele continuou a estudar na "Académie Julian". André Derain passou o verão de 1905, com Matisse em Collioure e exibiu suas fotos fauvistas ao Paris "Salon d'Automne", nesse mesmo ano.
Thames
Depois de ter passado vários meses em Avignon com Picasso, em 1908, Derain foi influenciado pelo cubismo. Em 1910 participou da exposição da "Neue Künstlervereinigung" Munique, e da exposição "Blaue Reiter", esta um ano depois. O "Période gothique" de Derain começou em 1912, época em que o artista pintou suas obras mais originais, mostradas no "Armory Show", em Nova York, e no "Erster Herbstsalon", em Berlim.
Cassis
Durante a década de 1920 André Derain ficou principalmente no sul da França, onde pintou seus pierrôs, arlequins e numerosos bailarinos. Em 1928 foi agraciado com o Prêmio Carnegie, em Londres. Nos dois anos seguintes Derain expôs em Berlim, Paris, Nova York e Bruxelas. Em 1935 o Berna "Kunsthalle" organizou a primeira grande retrospectiva de suas obras.
Turning-road
Em 1950, ele produziu ilustrações para obras de Saint Exupéry e de La Fontaine, de "Contes et Nouvelles". Durante os anos seguintes, o artista criou uma extensa obra escultórica. Um ano antes de sua morte André Derain projetou cenários e figurinos para a ópera "O Barbeiro de Sevilha".
André Derain morreu em um acidente de carro, em 1954.
Charing cross bridge
Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário