Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 28 de setembro de 2014

Arte do Blog

Femme a la dentelle, 1916

Jean Metzinger

Jean Metzinger (Nantes, 24 de junho de 1883) foi um pintor francês considerado como um dos principais representantes do Cubismo. Metzinger foi ativo na disseminação das idéias cubistas e um dos autores do Primeiro Tratado dedicado ao novo movimento, 'Du Cubisme', em 1912, escrito em colaboração com Albert Gleizes. Começou a pintar desde os 15 anos, em 1903 fixou-se em Paris e frequentou diversas academias. Afastou-se destas para aproximar-se de tendências artísticas mais naturais neo-impressionistas e posteriormente do Fauvismo. Era um artista com a preocupação da ordem e do método, e até do sistema.

  L'Isthme de Corinthe, 1928

Tendo a vontade de construção mais coerente, esforçou-se por descobrir a estrutura dos objetos. Desde 1909, aderiu ao Cubismo, frequentando o ateliê de Pablo Picasso em Bateau-Lavoir. A partir de 1910, passa a observar os passos experimentais da primeira fase da pintura cubista de Georges Braque e Picasso, resultando no artigo "Notas sobre a Pintura".

Au Vélodrome, 1912

Tendo a vontade de construção mais coerente, esforçou-se por descobrir a estrutura dos objetos. Desde 1909, aderiu ao Cubismo, frequentando o ateliê de Pablo Picasso em Bateau-Lavoir. A partir de 1910, pssa a observar os passos experimentais da primeira fase da pintura cubista de Georges Braque e Picasso, resultando no artigo "Notas sobre a Pintura".

Femme assise, en robe bleue,1950

Foi um dos fundadores da Section d'Or, em 1911, sendo um dos organizadores da exposição de mesmo nome. Evento em que convergem as várias linhas cubistas. Metzinger pertenceu a primeira fase do Cubismo, derivando a seguir para uma espécie de classicismo. No período entre guerras sua obra aproxima-se do Realismo, com afinidades com a Nova Objetividade/Neue Sachlichkeit. Depois de 1924 oscilará entre a figuração e a abstração, sendo que, sua figuração se constrói segundo premissas cubistas, constituindo os fundamentos teóricos de sua obra até o fim da vida.

Jean Metzinger morreu em Paris, em 3 de novembro de 1956, aos 73 anos.
Fonte: http://www.mac.usp.br
x
Still life with black vase, 1926

 Clique aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário