Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 27 de abril de 2014

Arte do Blog

Continuando o passeio pelas artes contemporâneas asiáticas, temos hoje conosco Fang Lijun, um dos principais artistas da nova China. Suas telas povoadas de homens carecas simbolizam o movimento de arte chinês chamado Realismo Cínico.

Sem título

Fang Lijun

Fang Lijun nasceu em 1963 na província de Hebei. Assim, suas memórias da infância e juventude foram marcadas pelos anos da Revolução Cultural e seus desdobramentos, período que durou até aproximadamente o final de 1970. Inicialmente estudou cerâmica na escola Hebei e, posteriormente, xilogravura e pintura na Academia de Belas Artes de Pequim, onde se formou em 1989.

Sem título
x
A carreira vitoriosa de Fang começou na década de 1990, quando exibiu seus trabalhos fora da China e chegou a ser cogitado para a Bienal de Veneza duas vezes, em 1993 e em 1999. A fama internacional chegou quando a revista Time publicou uma de suas pinturas na capa da edição de dezembro de 1993.

4guys

Fang Lijun é considerado um dos principais proponentes de um movimento de arte moderna chinesa chamado Realismo Cínico. O termo foi criado por Li Xianting,  famoso crítico de arte, editor e mentor, que tem apoiado os artistas de vanguarda da China desde os anos 1980, entre outros como o editor de uma revista de arte. Fang Lijun conheceu Li Xianting muito cedo em sua juventude.

Chinese, B. 1963

Quando fang Lijun começou seus estudos, as academias ainda estavam ensinando arte do realismo social e arte chinesa antiga. É um mérito especial de Fang Lijun ter traduzido a xilogravura tradicional chinesa para seu estilo pessoal. As obras de arte de Fang Lijun são meticulosamente executadas, característica comum dos artistas chineses contemporâneos.

Hoje Fang Lijun vive e trabalha em Pequim.

Jun 31

Clique aqui para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário