Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

segunda-feira, 17 de março de 2014

Leituras do Blog

No dia 14 de março comemoramos o nascimento de Albert Einstein. Para dar significado a essa data tão importante, estamos colocando uma breve biografia do "Mestre" e o link de um excelente artigo do físico Marcelo Gleiser, originalmente publicado no jornal Folha de São Paulo.

Albert Einstein em foto de Alfred Eisenstaedt

Albert Einstein

Albert Einstein nasceu na cidade de Ulm, na Alemanha, no dia 14 de março de 1879, mas passou sua infância em Munique. Segundo seus próprios relatos, foi uma pequena bússola que recebeu de presente de seu pai, aos 5 anos, que o fascinou e abriu seu espírito para os fenômenos da natureza.
 

Em 1901, naturalizou-se suíço. No fim de janeiro de 1902, Einstein se mudou para Berna. Enquanto aguardava a nomeação para o escritório de patentes, Einstein dava aulas particulares. Anúncio publicado num jornal local: “Aulas particulares de matemática e física [...] ministradas por Albert Einstein professor diplomado pela Politécnica federal. [...] Aula experimental grátis”.

                      Em 3 de janeiro de 1903 Albert Einstein casou-se com Mileva Mariac’.

O Conselho suíço o elegeu oficialmente como Especialista Técnico de Classe 3 do Escritório Federal de Propriedade Intelectual, em junho de 1903.

Em 1905, com apenas 26 anos, apresentou vários trabalhos que viriam a ampliar as bases da Física. Em 17 de junho de 1907, Einstein candidatou-se ao cargo de livre docente da Universidade de Berna, sendo admitido em 28 de fevereiro de 1908. Em 1909 foi convidado par lecionar na Universidade de Zurique. No mesmo ano pediu demissão da repartição de patentes.
 

Em 1921 foi distinguido com o premio Nobel de Física, pela explicação do efeito fotoelétrico e não pela teoria da Relatividade.

Leia “O mundo segundo Einstein” de Marcelo Gleiser, publicado na Folha de São Paulo, no suplemento Ciência + saúde.
Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário