Potência e rendimento
(FGV-SP)
A montadora de determinado veículo produzido no Brasil apregoa que a potência do motor que equipa o carro é de 100 HP (1 HP = 750 W). Em uma pista horizontal e retilínea de provas, esse veículo, partindo do repouso, atingiu a velocidade de 144 km/h em 20 s. Sabendo que a massa do carro é de 1 000 kg, o rendimento desse motor, nessas condições expostas, é próximo de:
a) 30%. b) 38%. c) 45%. d) 48%. e) 53%.
Resolução:
A potência total do motor é Pot(total) = 100 HP = 75000 W
Vamos calcular a potência útil:
Pot(util) = τ/Δt => Pot(util = (m.v2/2)/Δt =>
Pot(util) = 1000.(40)2/2)/20 =>
Pot(util) = 40000 W
O rendimento do motor é a razão entre as potências útil e total:
η = Pot(util)/Pot(total) => η = 40000/75000 => η ≅ 0,53 = 53%
Resposta: e
Dá onde surgiu esse V²?
ResponderExcluir144km/h sao 40m/s!! ...144/3.6=40
Excluirele calculou o trabalho pela variação da energia cinética, no caso seria τ=(M.V²\2)-(M.Vo²\2) mas como ele parte do repouso a velocidade inicial Vo é igual a 0 ficando então apenas M.V²\2
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