Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Caiu no vestibular

Potência e rendimento

(FGV-SP)
A montadora de determinado veículo produzido no Brasil apregoa que a potência do motor que equipa o carro é de 100 HP (1 HP = 750 W). Em uma pista horizontal e retilínea de provas, esse veículo, partindo do repouso, atingiu a velocidade de 144 km/h em 20 s. Sabendo que a massa do carro é de 1 000 kg, o rendimento desse motor, nessas condições expostas, é próximo de:

a) 30%.    b) 38%.    c) 45%.    d) 48%.    e) 53%.

Resolução:

A potência total do motor é Pot(total) = 100 HP = 75000 W

Vamos calcular a potência útil:

Pot(util)τ/Δt => Pot(util = (m.v2/2)/Δt => 
Pot(util) = 1000.(40)2/2)/20 =>   
Pot(util) = 40000 W

O rendimento do motor é a razão entre as potências útil e total:

η = Pot(util)/Pot(total) => η = 40000/75000 => η  0,53 = 53% 

Resposta: e

3 comentários:

  1. ele calculou o trabalho pela variação da energia cinética, no caso seria τ=(M.V²\2)-(M.Vo²\2) mas como ele parte do repouso a velocidade inicial Vo é igual a 0 ficando então apenas M.V²\2

    ResponderExcluir