Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 7 de setembro de 2013

Preparando-se para o ENEM

A foto abaixo refere-se às questões 1 e 2.

Foto: Andy Scofield/PA/AP
x
O edifício conhecido como "wakie talkie", em Londres, na Inglaterra, foi capaz de derreter peças de um Jaguar com o reflexo do sol.
O inglês Martin Lindsay havia estacionado seu Jaguar XJ no distrito financeiro da cidade, mas, quando voltou para pegar o carro, descobriu que um retrovisor e o emblema da marca haviam derretido e uma das laterais do veículo estava deformada. (G1 - 03/09/2013)


Questão 1:
Observando a foto você vê uma superfície refletora côncava na face do 
prédio. Com base nas propriedades dos espelhos esféricos côncavos, você saberia situar, em relação ao espelho, o local onde o Jaguar foi estacionado e teve peças danificadas?

a) no vértice do espelho
b) no centro de curvatura do espelho
c) na região focal do espelho
d) entre o foco e o vértice do espelho
e) antes do centro de curvatura do espelho.

Resolução:

Os espelhos esféricos refletem a luz solar e concentram o feixe de raios paralelos que chegam à Terra no foco principal, ponto onde a temperatura atinge valores altos. Essa propriedade é usada para aquecer água e produzir vapor com a finalidade de mover turbinas e gerar energia elétrica. Logo, o carro estacionou na região focal da fachada côncava do prédio. 

Resposta: c

Questão 2:
Deu na imprensa: "Uma tela temporária cobre desde esta quarta-feira (04/09) o arranha-céu de Londres que nos últimos dias provocou danos em veículos e comércios pelos raios solares que refletem em suas vidraças". 
Essa solução é um mero paliativo, a empresa construtora busca resolver o problema que já provocou até incêndio numa barbearia.
Com base nas propriedades dos espelhos esféricos, o que aconteceria se o arquiteto mudasse a fachada refletora de côncava para convexa?

a) o problema continuaria existindo.
b) o problema estaria resolvido pois os espelhos convexos "espalham" a luz refletida.
c) a barbearia que pegou fogo poderia explodir.
d) a vizinhança teria de ser evacuada.
e) haveria aquecimento no centro de curvatura do espelho.

Resolução:

Se a face fosse convexa não haveria concentração de raios refletidos. Espelhos convexos têm a propriedade de refletir um feixe de raios incidentes paralelos de forma divergente, espalhando-os no espaço. 

Resposta: b

Questão 3:
A unidade de medida de pressão de um calibrador de pneus é a “libra-força   por polegada quadrada” ou “psi”. Sabe-se que 1 libra-força = 4,45 N e 1 pol = 2,54 cm. Ao passar num posto de combustível, um motorista, numa linguagem informal, pede para regular a pressão dos pneus de seu carro em 30 “libras”, isto é, ele quer dizer 30 “libras-força por polegada quadrada”. Essa pressão em N/m2 é, aproximadamente, igual a:

a) 1,0.105    b) 2,0.
105    c) 3,0.105    d) 4,0.105    e) 5,0.105

Resolução:


30(libras-força)/polegada ao quadrado = 30.4,45N/(2,54.1
0-2m)2 ≅ 2,0.105 N/m2

Resposta: b


Questão 4:
(FACID-PI)
Leia o texto a seguir:
“Em épocas de estiagem o nível muito baixo das represas das usinas hidrelétricas faz com que as autoridades tomem medidas mais drásticas, como o racionamento e a cobrança de multas para quem exceder um certo nível de consumo de eletricidade. Por isso é importante aprender a ler o aparelho usado na medição.da energia elétrica consumida. A figura a seguir mostra um típico relógio-medidor encontrado em qualquer residência servida por energia elétrica:


                                          Fig. 01 - Medidor de consumo de energia elétrica

O medidor de energia elétrica deve possuir 4 ou 5 “reloginhos”. A figura abaixo representa um desses medidores que têm 5 “relógios”:

Fig. 02 – “Relógios” em que se faz a leitura do consumo.
 
Para fazer uma medição, devemos ler as indicações desses mostradores da esquerda para a direita. Note que cada um gira em sentido oposto ao seu vizinho.
O primeiro mostrador, à direita, mede a energia elétrica utilizada em unidades de kWh; o segundo indica dezenas de kWh; o próximo indica centenas de kWh e assim por diante. Sempre que o ponteiro, em um mostrador, estiver entre dois valores, devemos anotar o menor deles. Seguindo essas instruções, a leitura correta no medidor da figura 2 é 68.683 kWh. A quantidade de energia elétrica, em kWh, utilizada em um determinado período, é obtida pela diferença entre as leituras obtidas no final e no início do período de tempo.”
Considere que uma pessoa verificou as indicações do medidor de consumo de energia elétrica de sua residência, calibrado em kWh, nos dias 22 de setembro e 21 de outubro, conforme ilustra a figura 3 abaixo:


Em 22 de setembro
 Em 21 de outubro
Fig. 03 – Relógio indicador de consumo de energia elétrica em kWh
 
Assim, nesse período, o consumo de energia elétrica, em kWh, na residência dessa pessoa é igual a

A) 347.
B) 374.
C) 437.
D) 473.
E) 743.

Resolução:

As indicações do medidor de consumo de energia elétrica da residência, calibrado em kWh, no dia 22 de setembro é igual 45785 kWh e no dia 21 de outubro, 46132 kWh
Nesse período o consumo de energia elétrica foi de:

46132kWh - 45785kWh = 347 kWh

Resposta: A


Questão 5:
(FACID-PI)
O resistor é um aparelho elétrico que transforma energia elétrica exclusivamente em calor, através da equação: τ = i.Δt.U, onde τ representa a energia dissipada na forma de calor, i é a intensidade de corrente elétrica que atravessa o resistor, Δt é o intervalo de tempo em que ele é atravessado pela corrente elétrica e U é a diferença de potencial elétrico nos seus terminais. Consideremos um aquecedor elétrico resistivo de resistência R = 11 Ω, incrustado em um enorme bloco de gelo, cuja temperatura é constante e igual a 0 ºC. O aquecedor é mantido ligado por um minuto, através da chave S, a uma fonte ideal de força eletromotriz ε = 220 V, conforme a figura a seguir.


Sabe-se que cada grama de gelo necessita absorver 80 cal de energia para fundir-se e que 1 cal 4 joules. Assim, supondo que toda a energia dissipada pelo aquecedor foi absorvida pelo bloco de gelo, é correto afirmar que a quantidade de gelo, em gramas, derretido em um minuto de funcionamento do aquecedor é igual a

A) 525.
B) 625.
C) 725.
D) 825.
E) 925.

Resolução:

τ = Q => i.Δt.U = m.LV => /R).Δt.ε = m.LV
2/R).Δt = m.LV => (2202/11).60 = m.80.4 => m = 825 g

Resposta: D

Um comentário: