New York Fantasia 1912 Aquarela sobre papel
John Marin nasceu em 1879, em Rutherford, NJ. Estudou arquitetura no Instituto Stevens em Hoboken, NJ e, em 1899, matriculou-se na Academia de Belas Artes da Filadélfia, ficando sob a batuta de Thomas Pollock Anshutz e Hugh Breckenridge. Marin permaneceu nessa escola até 1901, tendo então se tranferido para a Art Students League, onde permaneceu até 1903. Depois de trabalhar durante dois anos viajou para a Europa onde conheceu Edward Steichen e Alfred Stieglitz que tiveram influência em seus trabalhos.
Mount Washington, White Mountains, Rio Ammonoosuc 1924 Aquarela sobre papel
Na Europa Marin dominou um tipo de aquarela que é quase abstração pura, com cores que variam de transparência a translucidez, acompanhadas por opacidades fortes e elementos lineares, sempre proporcionando sensação de liberdade. Esse estilo tornou-se uma de suas marcas preponderantes.
Palisades em Alpine, New Jersey 1928 Aquarela sobre papel
Em 1909 Marin realizou a sua primeira exposição individual na Galeria Alfred Stieglitz's 291, em Nova York. Ele tinha sido apresentado a Stieglitz pelo fotógrafo Edward Steichen, que Marin, por sua vez, tinha conhecido através do pintor Arthur B. Carles. A associação de Marin com Stieglitz duraria cerca de 40 anos. O apoio filosófico e financeiro de Stieglitz seria essencial na carreira de Marin.
São Paulo, New York 1928 Óleo sobre tela
Marin passou seu primeiro verão no Maine em 1914 e a partir daí a costa rochosa se tornou um de seus temas favoritos, perdurando em seus trabalhos para sempre. John Marin viveu seus últimos dias em sua casa de verão, em Addison, no Maine, onde morreu em 1953.
Novo México, 1930 aquarela sobre papel
Saiba mais aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário