Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 22 de dezembro de 2012

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
1984
Carlo Rubbia e Simon van der Meer pelas contribuições fundamentais que levaram à descoberta das partículas de campo W e Z, transportadoras da interação fraca.

Carlo Rubbia (1934), físico italiano; Simon van der Meer (1925-2011), físico holandês

Carlo Rubbia nasceu em Gorizia, em 31 de março de 1934. Formou-se em Física na Scuola Normale de Pisa. Em 1959 obteve seu doutorado na Universidade de Columbia (EUA). Desde 1961 ele vem trabalhando no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), em Genebra, tornando-se seu diretor geral em 1989, cargo que ocupou até 1994. Em 1976, Rubbia sugeriu a adaptação do Super Proton Synchrotron do CERN (SPS) para colidir prótons e antiprótons no mesmo anel e assim a primeira fábrica do mundo de antiprótons foi construída. O colisor começou a correr em 1981 e, no início de 1983, uma equipe internacional de mais de 100 cientistas liderados por Rubbia e conhecida como a colaboração UA1, detectou os bósons vetoriais intermediários. Em 1984 ele foi premiado com o Prêmio Nobel de Física.

Simon van der Meer nasceu em 1925, em Haia. Seu pai era professor e sua mãe veio de uma família de professores. Em 1945, Simon começou a estudar Física na Delft University, onde se especializou em circuitos de feedback e técnicas de medição. Em 1952 ele passou a fazer parte do aboratório de pesquisas da Philips, em Eindhoven, onde trabalhou no desenvolvimento de equipamentos de alta tensão e eletrônica para microscópios eletrônicos. Então, em 1956, decidiu mudar-se para o recém-fundado CERN laboratório. Simon van der Meer foi laureado com o Nobel de Física de 1984, por contribuições fundamentais que levaram à descoberta das partículas de campo W e Z, transportadoras da interação fraca.

Saiba mais. Clique aqui e aqui

Próximo Sábado: Ganhador do Premio Nobel de 1985:
Klaus von Klitzing pelo descoberta da quantizaçao do Efeito Hall.

Nenhum comentário:

Postar um comentário