Ganhadores do Premio Nobel de Física
Borges e Nicolau
x
1969
Murray Gell-Mann pelas contribuições e descobertas relativas à classificação de partículas elementares e de suas interações.
Murray Gell-Mann pelas contribuições e descobertas relativas à classificação de partículas elementares e de suas interações.
Murray Gell-Mann propôs o modelo dos quarks, estabelecendo a existência de três tipos de quarks, indicados pelas letras u (de up), d (de down) e s (de strange). Os quarks apresentam cargas elétricas fracionárias em relação à carga elementar e (e/3 ou 2e/3), positiva ou negativa. Este modelo expandiu-se com a inclusão de mais três tipos de quarks: o c (de charmed), o b (de botton) e o t (de top) e seus antiquarks. A tabela resume todos os tipos de quarks com seus respectivos símbolos e cargas elétricas.
Cada próton seria constituído de dois quarks u e um quark d. Um nêutron seria formado de dois quarks d e um quark u.
Murray Gell-Mann foi distinguido, em 1969, com o premio Nobel de Física pela contribuições e descobertas relativas à classificação de partículas elementares e de suas interações.
(Fonte: Os fundamentos da Física. Editora Moderna)
Próximo Sábado: Ganhador do Premio Nobel de 1970:
Hannes Olof Gösta Alfvén por trabalhos fundamentais e descobertas na Magnetohidrodinâmica e pelas varias aplicações na Física de Plasma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário